segunda-feira, 4 de julho de 2011

Relembre como foram as reestreias de outros ídolos vascaínos ao longo do tempo


Vascaínos contam os minutos para a reestreia de Juninho

Por André Schmidt

Restam poucos mais de 48 horas para Juninho Pernambucano fazer sua reestreia pelo Vasco. Foram dez longos anos de espera até que o Reizinho voltasse para o lugar de onde nunca deveria ter saído, a sua casa. É como diz o velho ditado: "O bom filho à casa torna".
Está não será a primeira vez que um grande ídolo cruzmaltino retorna à São Januário. Alguns dos maiores craques da história do clube saíram e voltaram à Colina. Roberto Dinamite, em 80, fez o seu jogo de volta contra o Náutico, fora de casa, após rápida passagem pelo Barcelona. Vitória por 1x0, gol de Guina. Na partida seguinte marcaria cinco gols na histórica goleada sobre o Corinthians por 5x2 no Maracanã.
Edmundo foi o que mais vezes reestreou pelo Gigante. No total foram cinco passagens pelo clube e quatro voltas. Na primeira, em 96, vitória por 2x1 sobre a Portuguesa em São Januário. Curiosamente, Juninho foi o autor do gol que garantiu o triunfo. Já em 99, o clássico contra o Botafogo terminaria empatado em 1x1, mas o Animal, na semana seguinte, marcaria duas vezes na final da Taça Rio contra o Flamengo dando o título ao Vasco. Em 2003 teria a sua passagem mais apagada pela equipe. Na reestreia novo empate em 1x1, desta vez com o Bahia. Cinco anos depois faria sua última temporada pelo clube e como profissional. Já veterano, teve sua festa estragada pelo arqui-rival rubro-negro. Derrota por 2x1, com direito a pênalti perdido.
Uma das voltas mais badaladas talvez tenha sido a de Romário. Após quase 12 anos distante da Colina, com um tetracampeonato mundial pela seleção e uma bola de ouro debaixo do braço, o Baixinho voltou à sua origem. Os flamenguistas que tanto idolatraram o atacante durante a sua passagem pela Gávea ficaram pouco satisfeitos. Antes mesmo do final da temporada de 99 o Vasco realizou um amistoso contra o Santa Cruz para celebrar a volta do artilheiro. Resultado: vitória por 2x0 e show de Romário que deixou a sua marca.
Seguindo o caminho inverso dos outros ídolos, Bebeto teve um retorno pra lá de discreto. Peça fundamental na conquista do Brasileiro de 89, o Baianinho também aguardou 12 anos para anunciar sua volta. Em 2001 tentou reeditar a sua dupla com Romário mas teve pouco sucesso. Disputou algumas poucas partidas e logo deixou o clube. Porém, seu jogo de reestreia foi o que teve o placar mais elástico de todos. O tetracampeão começou no banco o confronto contra o Atlético-PR e entrou no segundo tempo. O Vasco venceu por 4x0 e o atacante ainda pode dar um passe para Juninho Paulista marcar um dos gols da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/