sábado, 12 de setembro de 2009

"Lembra dele no Vasco?" - Alex Oliveira

Alex Oliveira levanta a Taça Guanabara junto com Romário, em 2000

Por André Schmidt


Contratado no início de 99 junto com seu companheiro de Atlético-PR, Paulo Miranda, Alex chegou ao Vasco para disputar uma posição em meio à craques como Juninho Pernambucano e Ramón. Dono de uma habilidade enorme nas bolas paradas, o meia foi praticamente o 12º jogador da equipe, participando de quase todos os jogos do time no ano. Em 2000, integrou o elenco que conquistou o Brasileiro e a Mercosul. Porém, no ano seguinte, acabou sendo emprestado ao Bahia para que o lateral Clébson pudesse continuar na Colina. Retornou em 2002 ao clube e fez um bom Carioca, se transferindo em seguida para o Fluminense à pedido de Romário. Alex está atualmente disputando a Série B pelo ABC, de Natal.

FICHA DO JOGADOR
Alex de Oliveira
Apoiador, 24/01/1974, Barra Mansa-RJ

PELO VASCO
1999 - 59 jogos e 7 gols
2000 - 48 jogos e 1 gol
2001 - 4 jogos e 1 gol
2002 - 20 jogos e 3 gols
TOTAL - 131 jogos e 12 gols

ESTREIA DE ALEX OLIVEIRA PELO VASCO:

Vasco Da Gama 5 x 1 Olaria (RJ)
Data: 17/01/1999
Amistoso Estadual
Local : Estádio Eduardo Guinle (Friburgo - RJ)
Arbitro : Carlos Mesquita
Público : 2.165
Gols : Juninho (Vasco 39/1ºT), Zezinho (Vasco 45/1ºT), Guilherme (Vasco 21/2ºT), Fernando (Olaria 28/2ºT), Henrique (Vasco 37/2ºT) e Donizete (Vasco 42/2ºT)

Vasco - Carlos Germano (Márcio), Fabrício Eduardo, Odvan (Valkmar), Mauro Galvão (Alex), Felipe (Flavinho), Nasa (Zada), Paulo Miranda, Juninho (Vagner), Alex Oliveira (Chiquinho), Guilherme (Henrique) e Zezinho (Donizete) Técnico : Antônio Lopes

Olaria - Brás (Azul), Cláudio Gomes (Marcelo), Deninho (Eduardo), Daniel (Fernando), Ronald (Sandro), Carlos Alberto (Fábio), Adriano (Marcos), Luís Alberto (Fabiano), Luciano (Cristiano), Darci e Gabriel Técnico : ??

PRIMEIRO GOL DE ALEX OLIVEIRA PELO VASCO:

Vasco Da Gama 2 x 0 Palmeiras (SP)
Data: 13/02/1999
Torneio Rio - São Paulo
Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro - RJ)
Arbitro : Edílson Pereira De Carvalho
Público : 18.175
Gols : Ramón (Vasco 8/2ºT) e Alex Oliveira (Vasco 44/2ºT)
Expulsão : Júnior (Palmeiras)

Vasco - Carlos Germano, Zé Maria, Odvan, Mauro Galvão, Felipe, Nasa, Luisinho (Paulo Miranda), Juninho (Alex Oliveira), Ramón, Donizete (Luizão) e Guilherme Técnico : Antônio Lopes

Palmeiras - Velloso, Arce, Júnior Baiano, Cléber (Roque Júnior), Júnior, César Sampaio, Rogério (Galeano), Alex, Zinho, Paulo Nunes e Evair (Oséas) Técnico : Luís Felipe Scolari

3 comentários:

  1. Eu me lembro de uma história ótima envolvendo o Alex Oliveira no Vasco. A gente jogava contra o Nacional do Uruguai em São Januário e o jogo estava péssimo, o Vasco não conseguia fazer gol de jeito nenhum.

    Aí o Antônio Lopes tira o Viola pra botar o Alex. Nossa, mas eu xinguei tanto ele, e na transmissão diziam que a torcida estava chamando ele de "burro". Não é que no finzinho da partida o Alex Oliveira me dá um chutaço maravilhoso e o Vasco vence por 1 a 0? Eu soube que uma parte da torcida gritou "inteligente, inteligente...".

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir
  2. Putz, eu lembro perfeitamente desse jogo!
    Eu estava em casa ouvindo pelo rádio e também estava muito irritado, não só com o Lopes, mas com o time todo! Aí ele vai e me mete um golaço, acho até que foi de falta se não me engano...
    Só de curiosidade pesquisei a ficha deste jogo:
    Vasco Da Gama 1 x 0 Nacional (URU)
    Data: 03/08/1999
    Copa Mercosul
    Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro - RJ)
    Arbitro : Guido Aros Público : 5.308
    Gols : Alex Oliveira (Vasco 43/2ºT)
    Expulsão : Edmundo (Vasco)
    Vasco - Hélton, Maricá (Paulo César), Géder, Mauro Galvão, Gilberto, Nasa, Amaral, Juninho, Ramón (Fabiano Silva), Edmundo e Viola (Alex Oliveira)
    Técnico : Antônio Lopes
    Nacional - Mumua, Del Campo, Rodriguez, Jorjão, Bergara, Morales (Coello), Camejjo, Scotti, Varela, Nuñez (Ruben Sosa) e Regueiro (Guigou)
    Técnico : Hugo De Leon

    ResponderExcluir
  3. pq o alex oliveira nao volta ao vasco?? ele tem muita identificaçao com o clube e um guerreiro e tem titulos aqui, com carlos alberto e felipe machucados ele seria uma otima opçao. eu apoio, presidente traz o cara.

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/