terça-feira, 9 de novembro de 2010

Listão do Portuga - Os 5+ goleiros vascaínos dos últimos 30 anos

Por André Schmidt

Famoso por sempre contar com grandes atacantes em seu elenco, o Vasco tem também na sua história uma vasta lista de goleiros que se tornaram ídolos no clube e até mesmo nacionais.
Em homenagem à Barbosa, Andrada, Mazaroppi e outros, fizemos uma lista dos maiores paredões cruzmaltinos dos últimos anos, mostrando que o clube segue com sua fama de criar e contratar excelentes guardametas.

Acácio - Foi o dono da camisa 1 vascaína por praticamente toda a década de 80. Conquistou três cariocas e um brasileiro pelo Vasco. Foi reserva de Taffarel na Copa de 90.

Carlos Germano - A exemplo de seu antecessor, Acácio, foi titular da posição por quase uma década inteira (90). Porém, alcançou o seu auge em 97/98 quando ajudou o clube a conquistar o Brasileiro e, posteriormente, a Libertadores. Venceu também 4 cariocas e 1 RJ-SP. Disputou a Copa de 98 como reserva.

Hélton - Surgiu como titular do Vasco as vésperas do Mundial Interclubes de 2000, após o afastamento de Germano em razão de um problema na renovação de seu contrato. Ainda muito jovem, ganhou a torcida logo em suas primeiras partidas e quase levou o time ao título mundial inédito ao defender um pênalti de Marcelinho Carioca na decisão. Ganhou o Brasileiro e a Mercosul de 2000 pelo Cruzmaltino e hoje atua no Porto.

Fábio - Chegou à São Januário para ser reserva de Hélton e estreou pelo clube numa partida contra o Santos, aquela mesma em que Edmundo perdeu dois pênaltis. Bastou Hélton deixar a equipe para se tornar titular efetivo e um dos maiores goleiros em atividade no Brasil. Ganhou o Carioca de 2003 e hoje atua pelo Cruzeiro.

Fernando Prass - Com menos de dois anos no clube já é um dos maiores ídolos da torcida, tanto pela sua performance em campo quanto pela postura fora dele. Anteriormente desconhecido e considerado pela maioria apenas uma contratação para fazer sombra a Tiago, aproveitou a primeira chance que lhe foi dada e não saiu mais. Já acumula mais de 100 jogos com a camisa do time e ajudou o clube a sair da Série B com o título no ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/