domingo, 11 de abril de 2010

Sandro Laina, Bicampeão Paraolímpico: "Sonho com a formação de um time no Vasco"


Por André Schmidt

Bicampeão Paraolímpico, o ala da seleção brasileira de futebol de cinco para deficientes visuais, Sandro Laina, falou com exclusividade para o Blog Boteco do Portuga sobre os seus projetos para os esportes para portadores de necessidades especiais e sobre o seu amor pelo Vasco. Confira:

O futebol de cinco brasileiro é bicampeão paraolímpico. O que estas conquistas trouxeram de melhorias para a modalidade?
SL - Ainda temos pouco espaço na mídia, pouco incentivo financeiro e pouca participação da iniciativa privada na modalidade. A prática da modalidade ainda está restrita aos institutos e associações de cegos. As conquistas ainda são muito pequenas. Além do patrocínio de 800 mil que as loterias deram à seleção este ano, nada mais! Ainda temos pouco espaço na mídia, pouco incentivo financeiro, pouca participação da iniciativa privada, poucos são os campeonatos internacionais que colocamos na mídia. Muito menos são os nacionais e regionais que são divulgados

Algum grande clube do Brasil mantém uma equipe? Como anda a situação dos esportes para portadores de necessidades especiais?
SL - Nenhum grande clube tem equipe de futebol de cinco. O esporte para deficientes tem crescido muito, em especial, em número de atletas. O Vasco deveria ser pioneiro na criação e manutenção de uma equipe da modalidade.

Você é fundador e presidente da Fundação de Esporte para Cegos do Estado do RJ. Como anda esse trabalho e a participação do Governo?
SL - Eu acho que a FECERJ, que ajudei a fundar e sou presidente, tem feito um trabalho ainda pequeno. O apoio governamental aqui no RJ é muito pequeno, o contato com os políticos não é tão fácil. Em outras federações no Brasil, um serviço mais consistente tem sido feito, muito pelo contato mais próximo com políticos. Este contato é importante para acessarmos recursos públicos, única fonte de renda do desporto paraolímpico praticamente.

Você é assumidamente torcedor do Vasco. Já houve algum contato com para a implantação de um projeto dentro do clube?
SL -. Sou torcedor assumido e apaixonado do Vasco. Infelizmente, não tive a oportunidade de levar alguns de meus projetos para análise da diretoria, mas sei de um trabalho com o Mauro Brasil na natação paraolímpica, já é um início!

Você acha que o contato com Dinamite, que também é Deputado, poderia alavancar o incentivo ao esporte tanto dos clubes quanto do governo?
SL - Acredito que se o Dinamite abraçar a idéia, sim. Ele poderia atuar em ambas as frentes, tanto incentivando o desporto paraolímpico dentro de clubes, de torcidas; quanto sendo uma interface com o governo nos permitindo acessar recursos públicos, essenciais para o fomento. O que vejo de mais interessante é a história desbravadora do Vasco. Poderíamos ser mais uma vez pioneiros ao ter uma equipe paraolímpica sob nossa cruz. Não só de futebol de 5, mas de natação, basquete de cadeiras de rodas, vôlei sentado, goalball, judô... E com isso, muitas outras coisas, como a gravação em áudio de nossa revista oficial para acesso aos cegos, nossas sedes acessíveis, com rampas, pistas táteis, placas informativas, um site acessível.

Mande um recado para os torcedores vascaínos e brasileiros q torcem por vc e por nossa seleção. Obrigado pela entrevista Sandro!Sucesso!
SL -
Que estejamos unidos para tornar o Vasco cada vez maior. Afinal, com uma torcida tão linda, uma história tão forte, é inadimissível que sejamos pequenos! Tenho certeza que o Vasco pode ajudar o desporto Paraolímpico a se desenvolver e macificar. Por outro lado, o desporto paraolímpico tem tudo para escrever mais uma linda página na história vascaina. História de pioneirismo esportivo, capital humano, além de prestar um grande serviço ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/