segunda-feira, 26 de abril de 2010

Coluna do Portuga - "Chega de novela!"

Juninho não ouviu os apelos da torcida
Por André Schmidt

Todo ano, todo fim e meio de temporada a torcida grita, pede, praticamente implora a volta de Juninho Pernambucano e nada... A diretoria faz contato, busca patrocinadores para trazê-lo, e nada... Nem um vídeo do jogador agradecendo as músicas, as mobilizações, as faixas, nada... Chega de novela! Não precisa voltar! Já passou da hora do Reizinho demonstrar um pingo de respeito e consideração pelo clube e pelos vascaínos e retornar à Colina Sagrada. A hora dos grandes vascaínos aparecerem foi durante o final do Brasileiro 2008 e o início da Série B 2009. Assim como Pedrinho, Edmundo e Odvan tentaram ajudar a equipe, Juninho deveria ter feito o mesmo. Pelo menos, deveria ter disputado meio campeonato no ano passado. O Vasco é maior do que qualquer jogador ou ídolo, é maior do que qualquer movimento de torcidas ou qualquer outra coisa. Não temos que correr atrás de jogadores para jogar no nosso time - principalmente dos que nasceram para o futebol aqui -, mas eles sim que devem buscar uma oportunidade nesta maravilhosa instituição chamada Vasco da Gama. Juninho tem que voltar para homenagear o clube e a torcida que fizeram dele o atleta mundialmente conhecido e não o inverso. O Vasco já era Vasco antes do Reizinho e ele não era nada antes de vestir a camisa cruzmaltina. Se sua desculpa para não voltar é por razões financeiras, significa que é um jogador estritamente profissional e muito pouco passional. O que nos dá a liberdade de deixarmos de ser levados pela emoção e esquecermos o que já fez pelo clube na hora de pensarmos na sua volta. Juninho já não disputa um campeonato de alto nível - até mesmo o francês nunca foi lá grande coisa - e já está com 35 anos. Se voltar vai querer receber uma fortuna e terá regalias, o que atrapalha o grupo. Então porque não fica logo milionário no Quatar, encerra a carreira por lá e passa o resto de sua vida morando em Lyon com sua esposa, felizes para sempre.
Me lembro muito bem da volta do Edmundo ao Vasco em 2004, quando o clube devia milhões aos jogador e não poderia cobrir a oferta salarial que recebia no seu time no Japão. Mesmo assim o Animal voltou, abdicou da dívida e salvou o Vasco de um fiasco ainda maior no Brasileiro. Tempos depois li uma entrevista sua dizendo que voltou após assistir a uma partida do Vasco pela Globo Internacional - ele estava no Japão - e ouviu a torcida vascaína gritando o seu nome. Se emocionou e fez de tudo que o time japonês o liberasse. Isso sim é atitude de um ídolo. Juninho teve mais de um ano, aliás, dez anos longe de São Januário já... Dez anos de músicas, gritos, aplausos, faixas, homenagens e... nada! Bom final de carreira pra você Reizinho, sem dúvida você nunca será esquecido por nós, mas que ficou na dívida ficou... Agora é tarde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/