segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Nílton perto de se tornar o maior volante-artilheiro vascaíno deste século

Por André Schmidt

Bastaram poucos jogos para Nílton se tornar ídolo da torcida vascaína e, agora, sua importância pode ser notada em números. Vice-artilheiro do time na temporada - ficando atrás apenas de Dodô -, o volante já balançou as redes adversárias no Carioca em três oportunidades. Se comparado a goleadores como Élton, Dodô e Carlos Alberto os números parecem baixos, no confronto com ex-volantes cruzmaltinos o "Guerreiro" - como é carinhosamente chamado pela torcida - chama a atenção. Dono de um potente chute e um excelente cabeceio, Nilton marcou o seu nono gol com a camisa vascaína na última partida, contra o Madureira, e está próximo de igualar a marca de Igor, meiocampista revelado pelo clube no início da década, que marcou 11 tentos e é atualmente o maior volante-artilheiro que o Vasco teve neste século. Porém, disputou quatro temporadas. Com cerca de 1/4 apenas dos jogos disputados em relação ao seu "adversário" - 57 jogos de Nilton contra 182 de Igor - , o camisa 6 pode alcançar esta marca ainda nesta Taça Guanabara. É o que a torcida espera.

DEZ MAIORES VOLANTES-ARTILHEIROS DO VASCO NO SÉC. XXI

1º - Igor - 11 gols
2º - Nílton - 9 gols
3º - Andrade - 8 gols
4º - Rodrigo Souto - 6 gols
5º - Beto - 4 gols
6º - Coutinho - 3 gols
Amaral - 3 gols
Rodrigo Antônio - 3 gols
Souza - 3 gols
Fabiano Eller* - 3 gols

*Começou a carreira como lateral esquerdo mas em sua última temporada no Vasco foi deslocado para o meio de campo. Marcou quatro gols pelo clube, porém, apenas três neste século.

2 comentários:

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/