quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Espinha dorsal vascaína começa a ser montada

Por André Schmidt

Mesmo sem ter anunciado a contratação de um nome forte para a disputa da Série B do ano que vem, a base do time de 2009 já vem sendo montada. Para o gol, Rafael e Roberto permanecerão, já Tiago deixará a equipe abrindo espaço para um terceiro goleiro, provavelmente Anysio, das divisões de base. Para a lateral direita o clube trouxe Paulo Sérgio, ex-Grêmio, que deverá ser o titular, deixando Baiano na reserva, caso continue na equipe. A defesa e a lateral esquerda são as grandes tormentas da diretoria. Em 2008, os dois setores tiveram papel importante para o rebaixamento do Vasco, trazendo muita dor de cabeça para os técnicos que passaram pela equipe. Fernando, contratado no final do Brasileiro, será o grande xerife da zaga, porém, o seu companheiro ainda segue indefinido. Do elenco deste ano, apenas Vilson deverá prosseguir ao lado de Fernando. Odvan também não está descartado. Os nomes de Maurício, do Coritiba, e de André Luís, do Botafogo, circulam como possivéis reforços mas nada ainda definido. Talvez a busca de um zagueiro em outros países da América do Sul pode ser a solução. Outra opção é repatria o defensor João Carlos, que se destacou pelo time em 2002 e hoje atua no futebol português.
Para a lateral esquerda dois jogadores devem ser contratados, o primeiro pode ser o paraguaio Cardozo, do Olímpia-PAR. Eduardo Santos, que também já atuou pelo setor não deverá deixar a equipe e também pode ser uma opção, caso não haja nomes no mercado. Edu e Carlinhos, dos juniores, podem ter uma chance. Jonílson já anunciou que não permanece na equipe, Mateus, Souza, Rodrigo Antônio e Byro, além de Amaral, que volta de empréstimo, por enquanto são os únicos volantes para 2009. Alan Bahia seria uma excelente contratação para comandar o meio de campo vascaíno. Além dele, mais dois atletas deverão ser trazidos para a posição.
Apesar da perda de Madson, que se transferiu para o Santos,o meio ofensivo vascaíno é o setor que menos preocupa. Alex Teixeira não teve um ano fantástico mas se soltou mais ao final da temporada e pode evoluir muito, já Pedrinho é querido pela torcida mesmo não contando com o apoio da diretoria, sua renovação prossegue pendente. Enrico, que estava no futebol sueco, foi o primeiro reforoço, Lúcio Flávio e Fumagalli, são especulados, porém, não devem vir. Uma saída é olhar para o mercado estrangeiro. A legião de brasileiros mundo a fora é imensa, e de lá podem vir novos nomes. O meia Leandro, do Paços de Ferreira-POR, seria uma bela escolha.
O comando de ataque cruzmaltino prossegue indefinido, mas uma coisa é certa, terá sotaque latino. O chileno Maurício Pinilla já acertou sua renovação de contrato e é a esperança da torcida vascaína. Leandro Amaral pode deixar o clube, o que abriria um espaço na folha salárial de cerca de R$150 mil mensais, podendo usar este dinheiro na contratação de novos atletas. A aposentadoria de Edmundo também ajuda neste aspecto. Confirmando a saída dos dois, cerca de R$400 mil/mês poderão ser utilizados na reconstrução da equipe.

Quebra cabeça de Dorival Jr.:

1 - Rafael
2- Paulo Sérgio
3 - Fernando
4 - ??
5 - Amaral
6 - ??
7 - Alex Teixeira
8 - ??
9 - Pinilla
10 - ??
11 - ??

6 comentários:

  1. Tiago deve permanecer pro ano que vem tb,já que tem contrato por mais 2 anos,devem ficar os mesmos 3goleiros desse ano.

    ResponderExcluir
  2. André opinar é uma coisa, surtar é o que vc esta fazendo colocando o Amaral de titular no time do Vasco até colocar ele no Vasco é sacanagem isso só pode ser brincadeira de flamenguista.Vc foi muito infeliz com este comentário o Vasco é time grande não suporta estes peladeiros.

    ResponderExcluir
  3. A opinião não é minha caro "anônimo"... Quem pediu a volta do Amaral foi o Dorival Jr. e não eu! Por mim o Amaral vai lá para a Tailandia comer escorpião! A base que eu coloquei ali foi um palpite meu pelas declarações do próprio Dorival Jr.

    ResponderExcluir
  4. Só para acabar qualquer mau entendido com a minha matéria vou colocar a MINHA OPINIÃO sobre a base com o que temos até agora no elenco. Rafael, Paulo Sérgio, Fernando, Titi e Fernandinho; Souza,Mateus,Fágner e Jéfferson; Pinilla e Alex Teixeira.
    Um time horrivél, mas é o que temos até agora...

    ResponderExcluir
  5. Rafael é outro que pode ir embora tb,goleiro mediano nada demais,mesmo nivel do Roberto e Tiago,se quer ir pro São Paulo,pode ir esquentar o banco...
    Quem sabe o Ernane não ganha espaço ano que vem...

    ResponderExcluir
  6. 1-Tiago
    2-Fagner
    3-Fernando
    4-Titi
    6-Fernandinho
    5-Pedro Vera
    8-Matheus
    10-Benitez
    11-Enrico
    7-Alex Texeira
    9-Pinnilla

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/