quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

"Legião Estrangeira"

Por André Schmidt
Pinilla está perto de renovar, já o lateral paraguaio Derlis Cardozo pode pintar como reforço, esta "invasão" estrangeira não é novidade no Gigante da Colina. Com a dificuldade de encontrar bons jogadores no mercado brasileiro - os craques vão para a Europa - cada vez mais os clubes procuram se reforçar com atletas de outros países, principalmente da América do Sul. Esse movimento contrário, de importação de jogadores, aumentou bastante neste século. Confira a lista de gringos que passaram pelo Vasco nos últimos 13 anos:

1995 - Cobi Jones
Contratado pelo Vasco após disputar a Copa do Mundo pelos Estados Unidos, não teve muitas oportunidades na equipe e retornou a terra natal.

Pelo Vasco - 4 jogos e 0 gols

1996 - Tenório
Outro gringo que não deu certo. O zagueiro equatoriano foi contratado para ser reserva e atuou em apenas três oportunidades.

Pelo Vasco - 3 jogos e 0 gols

2002/2003 - Petkovic
Contratado para ser o grande comandante vascaíno em campo, Pet não teve sucesso em seu primeiro ano de Vasco, sendo ofuscado por um embalado Ramón. Em 2003, fez parte da equipe campeã carioca, porém, se transferiu antes das finais para atuar pelo futebol chinês.

2004 - Petkovic e Tadic
Em 2004 o sérvio retornou à São Januário e desta vez não veio sozinho, o seu conterrâneo, o goleiro Tadic, também foi contratado. O meia foi um dos destaques da equipe, porém, seu amigo teve atuações pífias.

Tadic - Pelo Vasco - 7 jogos e 14 gols sofridos
Petkovic - Pelo Vasco (02/03/04) - 66 jogos e 28 gols

2005 - Ádan Vergara e Dominguez
O pequeno meia português Dominguez chegou ao clube com a tarimba de ter atuado pela seleção de seu país. Em suas primeiras participações teve boa atuação e seu nome gritado pela torcida, mas após se lesionar acabou sendo dispensado devido ao alto salário recebido.Já o zagueiro chileno Vergara, foi contratado para disputa do Brasileiro e também não impressionou, algumas poucas partidas e tchau.

Vergara - Pelo Vasco - 8 jogos e 1 gol
Dominguez - Pelo Vasco - 11 jogos e 0 gols

2006 - Cláudio Salinas,Frank Lobos e Emiliano Dudar
Mais uma leva de chilenos que chegou à São Januário, passearam pelo Rio de Janeiro e voltaram para a casa. Salinas e Lobos se quer estrearam pelo Vasco. Já o zagueiro argentino, Dudar, estreou já no final da temporada e conquistou a torcida vascaína, ficando no time por mais uma temporada.

2007 - Dudar, Conca e Martín Garcia
Para fazer companhia à Emiliano Dudar, que renovara seu contrato, o Vasco trouxe o também argentino Darío Conca, do River Plate. No segundo semestre mais um sulamericano integrou a equipe: o colombiano Martín Garcia.

Dudar - Pelo Vasco (06/07) - 34 jogos e 0 gols
Conca - Pelo Vasco - 50 jogos e 8 gols
Martín Garcia - Pelo Vasco - 9 jogos e 3 gols

2008 - Villanueva, Abubakar e Pinilla
Mais uma vez os chilenos dominaram as "importações" vascaínas, e mais uma vez não deu certo. Villanueva se contundiu após poucas partidas, assim como Pinilla, porém, o último está próximo de renovar com clube. Já o nigeriano Abubakar teve poucas oportunidades e não agradou em nenhuma delas, será devolvido ao Internacional-RS

Villanueva - Pelo Vasco - 5 jogos e 0 gols
Abubakar - Pelo Vasco - 4 jogos e 0 gols
Pinilla - Pelo Vasco - 3 jogos e 0 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/