terça-feira, 24 de maio de 2011

Coluna do Portuga - "A volta das excurções"

Vasco x Hamburgo em 2008
Por André Schmidt

Se tem uma coisa que não entendo é por que os clubes brasileiros - em principal o Vasco - pararam de fazer excurções pelo mundo. Uma forma simples de divulgar a marca de seu clube era participar de mini-torneios organizados na Espanha, França e Itália. Desde que o futebol chegou ao Brasil que os times fazem isto, mas nos últimos dez anos é cada vez mais raro.
A última vez que o Vasco fez uma viagem com sua equipe principal foi em 2008, quando foi aos Emirados Árabes disputar o Dubai Football Challenge. Mas cadê o Tereza Herrera? Ramón de Carranza? Bortolotti? Estas taças sim traziam notoriedade aos clubes que a disputavam. Que seja um simples amistoso, mas contra um bom adversário.
A verdade é que os clubes brasileiros não fazem idéia de como divulgar sua marca e por isso cada vez mais compramos o que vem de fora mas não exportamos. Quantos garotos não vemos com camisa do Barcelona, Manchester e até mesmo do Boca Juniors. Lá fora, apenas a camisa da Seleção Brasileira faz sucesso, enquanto que a dos times são desconhecidas.
Nós temos a melhor matéria prima, que são os jogadores, mas não sabemos explorar quando ainda estão aqui. Temos o péssimo hábito de achar que tudo o que vem de fora é melhor e não percebemos que vários brasileiros de sucesso lá fora, aqui não conquistaram nada, pois temos o campeonato mais disputado do mundo. Vide Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho que nunca foram campeões brasileiros.
Espero que os clubes voltem a viajar e divulgar sua marca por todo o mundo, ou que tragam para cá jogos importantes como tivemos o Mundial de 2000. Temos muito potencial para crescermos. Ou alguém acha que o Barcelona vive apenas do dinheiro da Catalunha? E o Manchester do de Manchester?! Está na hora de expandirmos o melhor futebol do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/