domingo, 1 de maio de 2011

Coluna do Portuga - "Menos explicações e mais resultados"

Diego Souza divide bola com Felipe

Por André Schmidt

É muito legal manter o otimismo, apoiar apesar da derrota e gritar para todo mundo ouvir o nosso amor pelo Vasco. Mas tudo tem o seu momento. Ser torcedor não é sorrir e aplaudir tudo, é analisar, criticar e buscar formas de mudar e melhorar.
O Vasco jogou melhor que o Flamengo. Ponto. E isso interessa para alguém hoje? Alguém verá algum flamenguista amanhã se lamentando pelo time ter jogado pior que a gente? Duvido muito. Futebol é resultado e seguimos mais uma vez por um caminho errado. Em 2011 - assim como em toda temporada - o campeonato mais fácil de se chegar ao título é o Estadual, e mais uma vez perdemos a chance de levantar a taça.
Fim do mundo? Devemos jogar o ano para o alto? Não, mas temos que parar e analisar certas coisas. Tem muita gente comentando com se o clube tivesse passado perto de conquistar o Estadual, quando na verdade nos aproximamos apenas de um título de turno. Não ganhamos nada e ponto. Se tem uma coisa que ninguém pode me tirar é a liberdade de expressão e de me indignar. Fato é que este título já passou da hora de sair, ainda que fosse apenas a Taça Rio. Em 2009 também chegamos perto. Em 2010 chegamos à final da Taça Guanabara. E daí? Quem se importa?
No Brasil não há espaço para segundo colocado, terceiro ou qualquer outra colocação. O primeiro, é o campeão, e todos os outros são derrotados. E, infelizmente, é assim que dormiremos hoje. É óbvio que vamos levantar a cabeça, que ainda temos a Copa do Brasil, mas estou cheio de explicações e de protelarem esta tão sonhada vitória. Não adianta dizer que melhoramos, que estamos cada vez mais próximos, que viemos numa crescente, se isto não se reflete em títulos. Ou alguém lembra quem foi o 6º colocado na Copa do Mundo do ano passado? Ninguém se importa.
A hora de xingar, criticar e extravasar é agora, após o jogo. Amanhã é outro dia e começamos tudo novamente. Assim é o torcedor vascaíno. Mas não deixem de se indignar no dia de hoje, seja contra quem for, mas não tratem derrotas como uma coisa normal. Quem engole as derrotas, perde o paladar para a vitória.

2 comentários:

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/