domingo, 1 de maio de 2011

Coluna do Portuga - "Lyoto: O Dragão Brasileiro"


Por André Schmidt

Se já é difícil eu tratar de algum assunto que não seja o Vasco aqui no blog, quem dirá sair da área do futebol. Mas hoje a homenagem é mais do que justa. A vitória de Lyoto Machida sobre o veterano Randy Couture foi simplesmente linda.
Poucos aqui sabem mas sou lutador de karatê há quase 20 anos - desde os meus seis anos de idade - e minha mãe é sensei - começou depois de mim e está no 2º dan. Temos tatame aqui em casa, onde minha mãe dá aula. Eu na verdade parei de lutar profissionalmente aos 18 anos de idade e hoje apenas treino quando tenho tempo. Mas para quem é um apaixonado por luta, como eu, e principalmente pelo karatê, hoje acorda orgulhoso por ter um exemplo do que realmente é capaz de fazer quem domina a arte. Lyoto é um dos poucos caratecas do UFC e vem mostrando ao mundo que a modalidade ainda está viva.
Com o crescimento do jiu-jitsu no final da década de 80 e início da de 90, o número de praticantes da modalidade diminuiu e muitas vezes acabou sendo desprezado inclusive por lutadores. Quem viveu este período hoje deveria reverenciar o Dragão Brasileiro por trazer de volta o bom e velho karatê shotokan de volta às mídias e aos olhos dos admiradores da boa luta.
Graças a esta luta, estarei de volta ao tatame nesta segunda-feira para voltar a treinar. Espero que isto influencie muitos outros a retornarem. Obrigado Machida por trazer de volta o orgulho carateca aos milhares de praticantes do esporte.

Ah, e para os que dizem que Lyoto chutou como o Anderson Silva, na verdade o golpe dado pelo Machida foi o Mae-Tobi-Gueri que é um chute frontal saltado. Nada de Daniel San, por favor...

Um comentário:

  1. Oi! Preciso dizer que amei essa coluna sobre o Dragão! Amo MMA! O Machida é um dos mais completos lutadores e é uma graça fora do tatame! O pai dele tem uma academia maravilhosa aki em Belém! Como admiradora do Lyoto agradeço a homenagem!

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/