quarta-feira, 6 de abril de 2011

Crônica do Portuga - "Corta eles, Vascão!"


Por André Schmidt

Escrevi este texto há mais de dois anos (01°/03/2009) e o publiquei aqui no blog. Como hoje temos novos leitores, resolvi posta-lo novamente. Sei que muitos de você já lheram mas com certeza muitos desconhecem a origem do texto, que foi feito pelo BBP. Por ser uma crônica, é atemporal e tenho certeza que vocês irão curtir! Saudações vascaínas!

"Corta eles, Vascão!"
Por André Schmidt - Blog Boteco do Portuga
(01/03/2009)

Um fato curioso me chamou a atenção esta tarde. Estava voltando para casa quando me deparei com um grupo de meninos soltando pipa no meio da rua, num bairro aqui perto. Passaria desapercebido o fato, já que nada mais normal do que um grupo de crianças brincando numa linda tarde de domingo. Mas o que realmente me despertou foram os gritos de um menino: "- Corta eles, Vascão! Corta eles!". Um garoto com mais ou menos onze anos de idade e um short antigo do Vasco - dos tempos da Kappa - vibrava em meio à um grupo de moleques. Seu papagaio não estava no ar, pelo contrário, num canto da calçada junto com uma lata de leite Ninho guardava o seu brinquedo.
Resolvi parar o carro para observar mais de perto. Todos os amigos do pequeno vascaíno estavam com suas cafifas no ar, exceto ele. Resolvi me aproximar e perguntei:

-Não vai colocar a sua no ar também não?

Ele me respondeu, ainda eufórico com os gritos:

-Eu não. O Vascão está cortando todo mundo!

Passei a observar melhor e reparei que a pipa com o escudo do Vasco, não era de nenhum dos garotos que estavam brincando por alí e o questionei novamente:

-Você sabe de quem é essa pipa do Vasco?

O pequeno vascaíno me respondeu rapidamente:

- Eu não! Quando vi que era do Vasco desisti de botar no alto, nunca cortaria uma pipa tão linda assim! Avisei os meus amigos mas eles não me ouviram! - gargalhou o menino e continuou:

- Não quero nem saber o que é... pipa, bolinha de gude, pião, qualquer coisa. Se for do Vasco eu paro de fazer o que estou fazendo e vou torcer!! Até contra o meu irmão eu torço! - e saiu gargalhando o menino com o seu short torto e sua latinha de leite Ninho, usada como carretel, na mão.

Pois bem, resumo da história: não importa aonde, como, porque e quando, somos vascaínos 24 horas por dia!

Imagem: Guilherme Cesário

2 comentários:

  1. Esses foi um dos grandes textos e história q eu li, parabéns pela criação. Sempre entro no Blog Boteco do Portuga pois admiro o trabalho de André. Parabéns!!

    Gustavo Paes
    Camanducaia- MG

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelos elogios Gustavo!
    Saudações vascaínas!

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/