quarta-feira, 27 de abril de 2011

Coluna do Portuga - "A volta do Reizinho"


Por André Schmidt

Dez anos depois de conquistar o Brasileiro pelo Vasco e deixar o clube, Juninho Pernambucano está de volta. Experiente, vitorioso e com muita categoria ainda para desfilar, o Reizinho de São Januário é o primeiro reforço do time para o Brasileiro.
Tecnicamente é indiscutível que seja um excelente reforço. Mas há muito mais do que isso por trás desta contratação. Sei que a torcida agora está pouco se importando com tudo, quer apenas comemorar a volta de um ídolo que um dia brilhou com a camisa cruzmaltina. Mas como disse, sua volta esconde outros interesses que não os das quatro linhas.
Como eu já havia dito aqui em colunas anteriores, esta volta está anunciada desde antes das eleições em que Dinamite venceu, porém, só foi ser finalizada agora, às vésperas de uma nova votação. Mais do que um exímio jogador, JP é agora também o novo garoto propaganda da administração Dinamite que tanta burrada fez em pouco tempo - Champs, Madson, Tita, Vágner Mancini, Pedrinho...
O Reizinho chega às vésperas de uma final de campeonato contra o maior rival. Caso vença, será a cereja do bolo. Caso perca será o prêmio de consolação dos torcedores. Não sou, nunca fui e nunca serei contra a volta de Juninho, mas desde que venha pelos motivos certos. Eurico Miranda fez o mesmo em 2008 ao repatriar Edmundo e não deu certo. O mesmo Roberto tentou fazer o mesmo com Pedrinho e acabou fazendo com que o jogador passasse por humilhação ao ser obrigado a ver, do banco de reservas, seu clube de coração sendo rebaixado.
Carlos Germano, Mauro Galvão, Edmundo, Viola... Por mim poderiam voltar todos estes na idade que estão hoje que eu os aplaudiria de pé. Porém, para jogar bola e serem homenageados, não para tentar esconder burradas feitas por um administração amadora e tão corrupta e manipuladora como outras que por lá passaram. Juninho voltou por causa da torcida, pelos anos de convivência e carinho do torcedor que nunca esqueceu seu ídolo e não por causa de Dinamite.

2 comentários:

  1. To 100% contigo, mas vale também lembrar que JP têm interesses no clube, ele quer manter-se no Vasco mesmo após encerras a carreira, quer fazer parte da diretoria do clube e iniciar uma provável carreira de tecnico de futebol em um futuro próximo. Não lembro onde eu li isso, mas li.. hehhe

    Rinaldo (Blumenau/Curitiba)
    @rinaxx_

    ResponderExcluir
  2. Fala André, concordo totalmente com você. a tão diferenciada administração que o Roberto prometeu não aconteceu até hoje. a vinda do Juninho é mais uma jogada política do que uma jogada para trazer um grande reforço para o vasco. esperamos que Juninho possa acrescentar alguma coisa ao time do Vasco dentro do campo.

    Gustavo (petrópolis/ RJ)
    @gkronemberger

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/