segunda-feira, 4 de abril de 2011

Coluna do Portuga - "De olhos bem abertos"

Por André Schmidt

Passada a euforia pela goleada imposta sobre o Bangu, está na hora do Vasco se preparar para a partida decisiva contra o ABC. O jogo de ida mostrou que a equipe de Natal não está disposta a entregar facilmente a classificação. O resultado de 0x0 obriga o Cruzmaltino a abrir rapidamente uma boa vantagem, pois um empate com gols dá a vaga ao adversário. A equipe de São januário é melhor técnicamente e joga em casa, mas não pode dar brechas ao azar como já aconteceu em diversas vezes na Copa do Brasil. O clube já foi eliminado sete vezes na 2ª fase da competição, e em quatro delas por equipes de menor expressão. Em 89, o Vitória venceu na Colina Sagrada. Dois anos depois, o Remo se classificou ao empatar as duas partidas - 0x0 e 1x1 em São Januário. Em 92, o CSA surpreendeu ao vencer o jogo de volta. Em 96, o Cruzeiro aplicou uma sonora goleada sobre os vascaínos: 6x2. No ano seguinte foi a vez do Atlético-PR conquistar a vaga. Os paranaenses venceram por dois gols de diferença em casa e perderam por um no de volta. Em 2004, um dos maiores vexames da história do Vasco: após empatar em 1x1 no Sul, os cruzmaltinos foram humilhados dentro de sua casa ao perderem por 3x0 do XV de Campo Bom. Na temporada seguinte novo fiasco. Já pela terceira fase do torneio, o Baraúnas-Rn tirou a equipe comandada por Joel Santana ao vencer também por 3x0. Em 2007, enquanto Romário corria atrás do seu 1000º gol, o Gama eliminou o time carioca ao vencer por 2x1 em pleno Maracanã.
A Copa do Brasil é a competição mais importante disputada pelo Vasco neste primeiro semestre e o único título de âmbito nacional que falta na história do clube. Sem Cruzeiro, Grêmio, Fluminense, Corinthians e Internacional na disputa - participaram, ou ainda participam, da Libertadores - as coisas facilitam para a equipe que passa a ser um dos favoritos a conquistar o torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/