quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Coluna do Portuga - "Prazer, Neymar!"


Por André Schmidt

Poucas vezes uso este espaço para tratar de um assunto que não seja o nosso amado Vasco da Gama. Porém, ao assistir ao espetáculo de Neymar na estreia da Seleção Brasileira sub-20 no Sulamericano da categoria me sinto na obrigação de falar deste craque. Sim, Neymar é um craque da bola! É impressionante como a imprensa brasileira e alguns torcedores adoram desmerecer o nosso produto, achar defeitos em algo tão perfeito quanto o comportamento e o talento do atacante santista dentro das quatro linhas. E quando não acham algo dentro de campo para criticá-lo - como na partida contra o Paraguai - retornam a velha falácia de questionar o seu comportamento como indivíduo. Estes pseudos saudosistas da bola, que para nada mais servem além criticar a torto e a direito, relembrando e rememorando outros tempos, como se nada criado hoje em dia lhes tivesse o poder lhe arrancar o sorriso, agem como meros estraga prazeres de uma nova juventude. Um juventude que nada viu de Pelé e Garrincha e pouco viu de Zico e Maradona. Uma geração que acompanhou o nascimento de Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho pelos olhos, câmeras e comentários de jornalistas que perderam o prazer e o tesão pelo futebol a muito tempo. Não por culpa do futebol, mas sim por eles não terem a capacidade de se reinventar como o esporte teve.
O que Neymar faz com a bola não é mais e nem menos do que outros gênios da bola fizeram. Estilos diferentes, sim. Mas o trato com a redonda, o toque de mestre, o poder de tornar o simples em mágnifico, isto ninguém pode tirar - e muito menos negar - do moleque. O Menino da Vila não é apenas um malabarista da bola, mas também um artilheiro impiedoso e um artista digno de ser aplaudido de pé.
Neymar não quer ser Pelé. Neymar não que ser Garrincha. Neymar ao driblar não os imita, os reverencia. Neymar é simplesmente Neymar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/