terça-feira, 27 de abril de 2010

Coluna do Portuga - "Vasco x Vitória: uma rivalidade silênciosa"

Por André Schmidt

Dificilmente clubes fora do eixo Rio-São Paulo possuem uma grande rivalidade, a não ser que alguma partida fique marcada na história de algum dos clubes. Pode ser uma final de campeonato, uma goleada ou até mesmo um jogo mais tenso para que os times passem a se enfrentar de uma forma diferente. Foi o que aconteceu entre Vasco e Vitória. Adversários basicamente de Campeonato Brasileiro, já que se enfrentaram apenas duas vezes pela Copa do Brasil, o cruzmaltino e o rubro-negro baiano realizaram três partidas emocionantes pelas oitavas de final do Brasileirão em 99. Foram 15 gols no total dos três confrontos, com vantagem para os baianos que marcaram oito vezes e se classificaram após vencer no Barradão e empatar duas vezes seguidas em São Januário. Na época o goleiro do time adversário era Fábio Costa, que dispontava como uma das grandes revelações do campeonato ao lado de Tuta. Depois desta eleiminação vascaína, a rivalidade entre os dois clubes, ainda que não declarada nem pela torcida e nem pelos jogadores só aumentou.
Em 2008, um novo e trágico capítulo seria escrito, e mais uma vez com vantagem para o Vitória. Na estréia de Tita no comando do Vasco, goleada baiana por 5x0, em Salvador e um começo de crise já nos primeiros dias da "Era Dinamite". Mas o algoz rubro-negro não parou por aí, foi ele o adversário vascaíno na última rodada do Brasileirão. Rodada esta que rebaixou o Gigante da Colina para a segunda divisão. Mais uma derrota cruzmaltina, desta vez dentro de São Januário: 2x0. No ano passado, a vingança. Os dois voltaram a se encontrar pela Copa do Brasil, mas desta vez o Machão da Gama levou a melhor goleando por 4x0 logo na primeira partida e praticamente garantindo a classificação para as semifinais da competição.
Além dos jogos memoráveis, Vasco e Vitória também se conectam pela grande quantidade de jogadores que passaram pelas duas equipes, uns como ídolos nos dois, outros apenas de um ou de nenhum deles. Exemplos recentes são os casos de: Bebeto, Ramón Menezes, Chiquinho, Allan Delon, Robson Luiz, Baiano e muitos outros.
Quem venham muitos mais clássicos e rivalidades saudáveis como esta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/