quinta-feira, 18 de março de 2010

"Lembra dele no Vasco?" - Quiñonez

Por André Schmidt

Quando chegou à São Januário, vindo do Barcelona do Equador, Quiñonez chamou a atenção por seu visual diferente, com seu cabelo imenso. Poucos acreditavam no potencial do zagueiro que defendia a seleção equatoriana, mas foi dentro de campo que o "cabeleira" mostrou seu futebol. Contratado no meio do Campeonato Brasileiro de 89, o defensor arrumou a defesa cruzmaltina que viria a conquistar o título no final da temporada. Dos nove jogos que disputou pelo torneio, sete foram ao lado de Marco Aurélio, com quem formou a dupla de zaga titular na conquista. Se fosse nos tempos de hoje, Quiñonez poderia muito bem ser definido como zagueiro-zagueiro, tirava do jeito que dava.
Apesar de ter se tornado um dos ícones do bi-campeonato brasileiro, o equatoriano viria, nove anos depois, "ajudar" novamente o Vasco a levantar uma taça de expressão: a Libertadores da América. Não, Quiñonez não fazia parte do elenco cruzmaltino. Vestindo novamente a camisa do Barcelona de Guayaquil, enfrentou seu ex-clube na final do torneio sulamericano. E, famoso por suas pixotadas, não deixou por menos. Na primeira partida da final, em São Januário, o clone de "Seu Jorge" - não podia perder a oportunidade da piadinha infâme - falhou ao tentar cortar de cabeça um passe rasteiro e deixou Donizete livre para abrir o placar para o time da Colina. O Vasco venceu fácil os dois jogos e conquistou o maior título de sua história. Quiñonez, mesmo não levantando a taça, ficou mais uma vez marcado na história cruzmaltina.

FICHA DO JOGADOR
Hólger Abraham Quiñonez Caicedo
Zagueiro, 13/10/1967, San Carlos - EQU

PELO VASCO

1989 - 10 jogos e 0 gols
1990 - 29 jogos e 0 gols
TOTAL - 39 jogos e 0 gols

ESTREIA DE QUIÑONEZ PELO VASCO:


Vasco Da Gama 0 x 0 São Paulo (SP)

Data: 29/10/1989
Campeonato Brasileiro
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro - RJ)
Arbitro : Arnaldo César Coelho
Público : 34.592
Gols :


Vasco - Acácio, Mazinho, Quiñónez, Marco Aurélio (Leonardo Siqueira), Cássio, Zé do Carmo, Andrade, Tita, Bismarck, Bebeto e Tato (William)
Técnico : Nelsinho Rosa

São Paulo - Anselmo, Zé Teodoro, Adílson, Ricardo Rocha, Nelsinho, Flávio (Bernardo), Bobô, Raí, Mário Tilico, Nei e Paulo César
Técnico : Carlos Alberto Silva





2 comentários:

  1. Lembro, fez um bom brasileirão em 89.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. quem não lembra dessa figuraça?
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/