Por André Schmidt
Erros acontecem e quando a nova diretoria assumiu, no meio de 2008, sabíamos que alguns equívocos seriam cometidos. Não demorou muito para que as trapalhadas começassem fazer parte do cotidiano da Colina, ainda que aplaudido por muitos que não enxergavam que o Vasco estava apenas na Série B do Campeonato Brasileiro. Começou quando Tita assumiu a equipe e Johnny, Baiano, Serginho e André foram considerados "reforços" para fugir do rebaixamento. Ok, ok... Obviamente a culpa não foi apenas de Dinamite. Isso mesmo, eu disse APENAS, ou seja, teve lá sua culpa sim... Mas ok, são águas passadas... O elenco foi reformulado, poucos continuaram - graças a Deus -, mas ainda assim perdemos o nosso único destaque: o pequenino Madson - que falta ele faz.. O ano virou, a torcida se uniu, os poucos que se mantiveram na Colina entenderam o que é Vasco da Gama e o comandante da nau fez jus ao seu posto. O nome dele: Dorival Júnior. Pronto, o time que poderia virar motivo de piada durante um ano passou a ser exemplo de profissionalismo, de gestão, de paixão pela camisa... Ao invés de um ano para ser esquecido, 2009 poderia ter se tornado um marco, um divisor de águas na transição Eurico/Dinamite. Bom, era o que esperavamos...
Final do ano e, antecipadamente, haviamos conquistado o nosso retorno à elite do futebol brasileiro e o título da Série B. Obrigação? Sim. Mas comemoramos... Mais a criação de uma base forte do que o título, a volta da paixão, do orgulho de nossos atletas, do nosso time... Mera ilusão... Bastou começarem as especulações que lá se foram Alex Teixeira, Élton, Matheus, Paulo Sérgio, Allan Kardec... Nada que fizesse muita falta ou não fosse um bom negócio... Eis que volta a demora para iniciar as negociações - assim como no caso Madson - e... Pronto, Ramón e Dorival Júnior se despedem do clube. O homem que comandou o time de volta à glória e foi ovacionado pela torcida não seria mais o nosso treinador... O menino que trouxe de volta ao gramado de São Januário a garra e o amor à camisa cruzmaltina também iria mais vestir o nosso manto em 2010... Novas peças, poucas confiáveis e um novo "tutor" para os garotos da Colina. As primeiras partidas não animaram e muito menos convenceram, mas a goleada em cima do Botafogo nos fez acreditar que nossa equipe não era apenas esforçada, mas talentosa também e com um treinador determiando, pulso firme, que deu um nó tático em Ney Franco. Ledo engano...
"-Agora vai!", pensava o torcedor após eliminar o Fluminense nas semi-finais.
Porém, a final da Taça Guanabara nos trouxe de volta à realidade. Após aquela partida, o time se mostrou instável, fraco, medroso e sem criatividade. Adjetivos que se encaixam perfeitamente para descrever o nosso novo "líder": Vágner Mancini. Uma personalidade apagada que demonstra total falta de preparo para assumir e se destacar dentro de um clube da grandeza do Clube de Regatas Vasco da Gama. Longe de mim querer faz ofensas a pessoa Vagner Mancini, até porque a incompetência começa com que o colocou nesta situação, com quem lhe deu autonomia para assumir uma cargo deste porte em um gigante como o Vasco! Agora resta saber se há realmente um homem no comando ou não. Cabe a pessoa que colocou Mancini neste posto, anunciar que não há mais condições para que seu trabalho prossiga. Está na hora da pessoa que detém o poder de contratar e descontratar mostrar que tem um pingo de competência e culhão - desculpem, cansei das reticências! - para chegar em público e assumir o erro de não ter se esforçado mais para mantér Dorival Júnior no cargo e ter colocado em seu lugar um profissional que acabou de iniciar a sua carreira e que ainda não conseguiu transmitir segurança em nenhuma instituição que passou. Está na hora do Deputado Roberto Dinamite pensar naqueles que sempre o elegeram e que hoje esperam uma posição do Presidente Dinamite e não do político. Queremos que nosso presidente esqueça as eleições de outubro e pense no clube que dirigi. Já vi esse filme com Eurico e não foi nada legal...
amoooooooooooooooooo o vasco da gama' até meu nome :
ResponderExcluirFERNANDA GAMA CARDOSO ' comenta meu blog :)
André,
ResponderExcluirfiz um post justamente sobre isto em meu "O tempo e o placar...". Segue o link:
http://otempoeoplacar.blogspot.com/2010/03/prazo-de-validade-vencido.html
Por mim, amanhã o Vasco já tem novo técnico. Minha esperança é que a diretoria não invente de tirar treinadores da cartola, como foram Dário Lourenço, Alfredo Sampaio e Tita, e nem traga Antônio Lopes.
Vágner Mancini foi uma aposta que estava ao alcance - e será que Dorival Júnior poderia se esforçar um pouco mais pra ficar, assim como foi com o Madson?? - e que não está dando certo. Não acho que seja erro tirá-lo do clube enquanto é tempo. Deixar que a crise fique intensa no Brasileiro será bem pior.
O Mancini é o único culpado pra mim. Não teve pulso para evitar que o time se abatesse depois de uma perda de turno - SIM, UMA PERDA DE TURNO! - e deixou o emocional do Vasco lá embaixo. E o time vascaíno não é tão ruim quanto pintam não.
S.V.,
Vinícius Faustini
Tiveram um ano para bolar uma estratégia para arrecadar verba para manter o Dorival, não o fizeram... O Madson ele não queriam nem dobrar o salário dele mas queriam dar R$ 200 mil p o Leandro Amaral que se arrastou em campo... Eles tem q se valorizar, se tinha para pagar Leandro Amaral tinha q ter pagar menos da metade ao Madson, que tem metade da idade e 10x mais disposição... O Dorival valia o qnto pediu, é só ver aí o Santos voando...
ResponderExcluirAndré Schmidt
Cara discordo da culpa do Dinamite no rebaixamento, pois sem dinheiro em caixa e sem crédito na praça não poderia fazer milagres em contratações, eu culpo somente o eurico e sua corja pelo rebaixamento, mas respeito sua opinião.
ResponderExcluirQuanto ao Dinamite, o culpo pela não permanência do treinador de 2009, pela demora na contratação do substituto, pela incompetência em traser um treinador de time pequeno e na demora em mandar o mesmo embora, pelas contratações pífias em 2010, por demorar em tratar da renovação de C. Alberto e Coutinho, por estar devendo aquela contratação de peso, tudo isso em 2010, mas temos que dar um crédito a ele pois fez coisas boas também, como trazer um patrocinador de peso (Eletrobras) e uma boa fornecedora de materiais desportivos (Penalty) aguardemos e cobremos nas arquibamcadas.
Abraço
Jeferson
Andre não entendi muito bem o que você quis dizer com 'Esse primeiro texto e meu, posso estar entendendo mal, mas passa a idéia de que eu plagiei um texto seu. Quando na verdade todos os textos do blog Papo de Nego são de autoria de quem escreve para lá. Se puderes explicar esse mal entendido, por favor explique. Abraço, Edgley Lemos. Blog Papo de Nego.
ResponderExcluirOlá Edgley,
ResponderExcluirInfelizmente, o primeiro texto é uma cópia do meu texto, tanto q foi escrito em dezembro de 2008, logo após Vasco x Vitória e publicado não só no meu blog como tb no SuperVasco. Estranhamente nas últimas frases é que foram alteradas algumas coisas. Não tem problema em usar o texto, apenas coloque o crédito... Vou lhe mandar o link da postagem original para vc dar uma olhada na data em que foi ao ar pela primeira vez, e não pelo seu blog em 2009.
http://botecodoportuga.blogspot.com/2008/12/eu-quase-me-esqueci.html
Desde já agradeço sua atenção,
Forte abraço!
André Schmidt