segunda-feira, 15 de março de 2010

Coluna do Portuga - "O misterioso caso Dodô"

Por André Schmidt

Não são poucos os casos em que um jogador passa de herói a vilão em questão de segundos, mas na vida de Dodô isto é uma constante. Tratado como craque desde o início de sua carreira, sempre foi cobrado por sua inconstância dentro de campo. Foi assim no São Paulo, Santos, Botafogo... e no Vasco não vem sendo diferente. Após chegar ao clube desacreditado após dois anos sem jogar uma partida oficial, logo o atacante caiu nas graças da torcida ao marcar três gols no clássico contra o Botafogo. Foram três semanas como ídolo maior e logo começou o seu "inferno astral". Passou em branco nas finais da Taça Guanabara e o time acabou perdendo o título para o mesmo Botafogo que havia goleado. Qualidade técnica nunca faltou ao jogador e já mostrou que ainda tem capacidade de jogar em alto rendimento, então o que será que acontece com o camisa 9 cruzmaltino que não consegue se tornar realmente ídolo de nenhuma torcida?
Não sou psicólogo e nem estou aqui para fazer este tipo de análise, mas opiniões sobre o caso serão dadas e não posso deixar a minha guardada. Sempre fui fã de Dodô e continuarei sendo, pela sua qualidade técnica, mas nunca por sua portura em campo. Assim como muitos, o atleta é fruto de um geração criada na transição do futebol-amor para o futebol-comercial. Nunca foi aquele cara que se entrega em campo, briga com o zagueiro, sangra e volta a campo, chama a responsabilidade e bate no peito vibrando com a torcida. Esse não é Dodô. A frieza do centroavante quando está em boa fase é uma de suas qualidades, mas o mesmo adjetivo numa fase negra o faz parecer sem sangue, despreocupado e desconcentrado. O Vasco tem, históricamente, uma vasta lista de ídolos que ficaram marcados pela sua entrega em campo, pela luta, pela garra, pelo amor a camisa, mesmo que nos tempos modernos. Casos de Edmundo, Luisinho Quintanilha, Pedrinho, Carlos Germano, Odvan, Pimentel, Valdir Bigode e, mais atualmente, Ramón e Carlos Alberto.
Dodô está longe de ser um menino e mais distante ainda de não entender como funciona o futebol, já passou por diversas coisas no esporte. Por mais que seja profissional e comercial, o futebol sempre será tratado pela torcida de uma forma passional e raramente racional. E o atacante está muito próximo, ao menos gramaticalmente falando, de acertar. Hoje, Dodô é um exemplo de jogador passivo - que não atua, inerte. Esquiva-se na hora de lutar pelo bem de um grupo, mas é facilmente abalado quando a derrota é pessoal. Ainda acredito no seu talento e na sua volta por cima - novamente -, mas já passou da hora de se entregar de corpo e alma à uma clube, a uma torcida e o Vasco é, provavelmente, a sua última oportunidade.

3 comentários:

  1. Cara, esta questão do Dodô mostra que pênalti não é loteria, é psicológico. Mesmo errando o primeiro, ele foi teimoso consigo mesmo e com a torcida, querendo comprovar que não se deixava abalar por uma cobrança errada.

    Acho que ele teve críticas injustas depois da perda da Taça Guanabara - ele não foi o culpado pela derrota pro Botafogo, outros é que foram. Inclusive o Carlos Alberto!

    E como o Dodô parece tender pra decepção com ele mesmo, veio o reflexo agora no jogo com o Flamengo. A paciência pode ter acabado, mas a torcida poderia seguir seu próprio exemplo em 2009 e acolher o time.

    O jogo do Vasco foi o melhor dele no segundo turno, e só perdeu porque inventaram um pênalti pra dizer que o Adriano fez um gol em clássico. Nós sabemos que merecemos a vitória sobre um time que passou a semana cheio de marra e com a torcida falando que ia golear.

    Perdemos quando podemos perder. Agora o que é deles tá guardado, seja em semifinal ou em final.

    PORQUE O VASCO É TIME DE VERDADE! E NÃO DE IMPRENSA...

    S.V.,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir
  2. Ele é isso ai mesmo 8 ou 80, ou é vingança pela denúncia do Vasco que fez com que ele fosse punido pelo doping.

    Abraço
    Jeferson

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente com o vinicius, disse tudo.

    Águia Futebol Clube: nada haver.

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/