segunda-feira, 29 de março de 2010

Coluna do Portuga - "Ao Mestre, com carinho..."

Por André Schmidt

O céu hoje acordou mais bonito. Nele chegou o Mestre e seu dom de transformar o esporte em poesia. Embates de equipes em algo emblemático. A paixão de um povo escrita em versos simples e sinceros. O futebol brasileiro antigo, glamuroso, onde o amor pela camisa valia mais do que dinheiro se não pode ser visto pelos olhos da grande maioria de nós, pode ser criado em nossa mente ao ler os texto do Mestre.
Assim como o romantismo dominava os gramados, dominava também a literatura esportiva. O futebol contado em versos explicitava muito bem o que é Brasil e porque amamos tanto este esporte. Com a habilidade de Garrincha e a genialidade de Pelé, o Mestre trouxe o campo de jogo aos olhos de seus leitores apaixonados.
Hoje, a terra amanhece mais triste, o futebol acorda mais triste, os jornais estão de luto... Mas o céu agradece. Mais um anjo, mais um gênio. Mané já pode voltar a entortar seus "Joãos" lá em cima, pois o Mestre lá estará para descrever com a perfeição de um jornalista, o talento de um gênio e a paixão de um brasileiro.
Eu gostaria de ter um texto melhor para homenagea-lo, mas só chegaria a sua altura se fosse escrito por você mesmo, Mestre. Mas deixo aqui registrado minha admiração e meu lamento por seu falecimento.
Obrigado por tudo, Mestre Armando Nogueira...

3 comentários:

  1. Caro André, associo-me a esta sua bela homenagem a um grande jornalista, escritor e homem de letras, honesto e respeitável, como foi o Armando Nogueira. Se nós não teremos mais suas belas crónicas aqui na Terra, outros as lerão no Paraíso.

    Obrigado caro André.
    Um baraço,
    Osvaldo

    ResponderExcluir
  2. Perdemos o Poeta da bola, um ser incrivel que fará falta a humanidade, que Deus o tenha.

    Abraço
    Jeferson
    Blog do Vascão

    ResponderExcluir
  3. Obrigado a todos pela homenagem ao Mestre.
    Alias, estava com saudades do senhor, seu Osvaldo comentando em meu post, não esqueci do senhor.
    Saudações vascaínas, cariocas e, principalmente, brasileira a todos!

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/