quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coluna do Portuga - "Erro primário"

Por André Schmidt

Muito foi falado e discutido após a derrota vexaminosa frente ao Figueirense. Erro de marcação, displicência, a até um possível salto alto foram apontados como a razão da derrota. Mas se tem uma coisa que é indiscutível, é o erro primário de Dorival Júnior. Entre tantas máximas existentes no futebol, uma - a mais antiga - é imprescindível que seja respeitada: "Em time que está ganhando, não se mexe!". Mesmo tendo sido vaiado contra o Duque de Caxias, Paulo Sérgio teve um desempenho muito melhor do que o de Fágner na partida. O lateral reserva mostrou uma enorme deficiência na marcação e, se foi mal contra o fraco time da baixada fluminense, já era de se imaginar o que faria contra o Figueirense. Mas, pior do que alterar os jogadores, é mudar a estrutura da equipe. Acostumada a jogar com três volantes, um deles quase como terceiro zagueiro, a equipe entrou em campo com apenas dois meiocampistas mais recuados. A falta deste terceiro homem com poder de marcação enfraqueceu o meio que não roubou uma bola seuqer no campo de ataque. Allan, mesmo atuando um pouco mais adiantado, tem sido um dos maiores ladrões de bola - mesmo com os narradores confundindo-o com Matheus. Se a idéia de Dorival era surpreender o adversário, conseguiu. Nunca foi tão fácil passear pelo meio de campo vascaíno.

5 comentários:

  1. Entendi as razões do Dorival pra mexer no time. Medo de lesões devido a excesso de jogos é sim motivo para substituição. Mas, será que precisava ser em casa contra o bom time do Figueirense? E outra, porque os fisiologistas recomendam que ele mexa no time e ele mexe, mas, quando o departamento médico recomenda o mesmo (caso de Carlos Alberto e Élton), ele não o faz?

    O Dorival não merece ser crucificado. O trabalho dele é muito bom. Ele é um profissional sério, de pulso forte e sabe como reestruturar uma equipe. Mas, desde o início do seu trabalho, acho que ele tem certas dificuldades, principalmente na hora de mexer na equipe. Enfim, pode não ser burro, mas, também não é gênio.

    Sem querer cornetar, e sim, analisar, o vejo como o técnico da próxima temporada. Ele é o cara para solidificar as bases desse novo Vasco, mas, acho que ele não dura muito tempo. Não vejo o Dorival como o treinador que vai nos fazer brigar por grandes títulos. Mas, pode ter certeza que fico na torcida para estar errado, por toda a dedicação dele com o Vasco.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro discordo quase totalmente de vc. Quanto ao Paulo Sérgio este não vem bem a algum tempo e o fagner merece uma oportunidade.
    Quantto ao esquema de 03 volantes que é errado, o VASCO não cria nada em campo sobrecarregando dois ou três jogadores para jogar contra times medíocres e o VASCO estava ganhando mais poderia estar perdendo, era tipo quem errasse primeiro levava(Contra o Ceará no maraca fomos nós que erramos). Daí o VASCO tem que jogar com 02 armadores sim, mas tem que treinar, não tem que ser no papo não. Outro problema é a insistência em jogadores que não tem condição de jogar no VASCO, tipo Enrico e Mateus, pois não fazem nada bem, nem marcam nem apoiam, nem passam, nem chutam....aí complica.

    ResponderExcluir
  3. Olá André!

    Venho acompanhando seu blog já faz algumas semanas.
    E fiquei impressionado com a sessão "Lembra dele no Vasco?" e "Figuraça do dia".
    Achava que só eu conhecia alguns jogadores citados por voce.hahaha
    Agora vejo que não era o único a lembrar de "craques" do naipe de Chiquinho,Emerson,Fabiano S.,Clóvis,Denilson...
    (Tenho até umas boas sugestões para as duas sessões,daqui a alguns dias vou posta-las.)
    _________________________
    Sobre o assunto do post:

    Acho válido poupar alguns jogadores,ninguém aguenta essa maratona de jogos,mas o grande problema foi colocar Matheus e,principalmente Enrico.

    Já percebi uma coisa no trabalho do Dorival.Apesar de alguns jogadores já mostrarem que não merecem nem passar perto de São Cristovão,ele gosta de insistir neles.Enquanto outros jogadores que no pouco que jogaram,mostraram alguma lucidez...

    Acho que no futebol atual,o ideal é jogar com 3 volante smesmo,com um sendo quase um meia(Allan,Souza,Nilton...).Aos que defendem a utilização de 2 ou mais meias,lembro-lhes das formações kamikases do Renato Gaucho no ano passado...

    Enfim,ele ensaiou umas mudanças para o jogo de hoje,mas logo voltou atrás.Acho que o time não está mal armado(seria melhor se o Enrico nem fosse relacionado).Mas vendo pela escalação do jogo de hoje,fica claro que não temos um atacante reserva.Pq já vi que não dá para contar mais com o Aloisio Chulapa.

    Abraços,espero que esse sejao primeiro de muitos posts!!

    ResponderExcluir
  4. Opa!Não terminei de concluir uma frase no texto...

    "Enquanto outros jogadores que no pouco que jogaram,mostraram alguma lucidez..."...casos de Benitez,Magno,Pará,Paulinho...

    ResponderExcluir
  5. Concordo com você Arthur!
    Não há condições de atuar com apenas dois volantes e ainda colocar laterais extramamente ofensivos como Fágner e Ramón. Assim como o Érico eu também prefiro mil vezes o Fágner do que o Paulo Sérgio, só que o Fágner não sabe marcar. Assim acaba sobrecarregando a zaga. Aí depois fica todo mundo criticando o Vilson, o Gian e o Amaral. Não são craques mas vinham muito bem até as últimas rodadas. Contra o Guarani por exemplo, o Amaral foi um dos melhores em campo. Eu sou a favor de poupar os jogadores também, mas não tem porque botar Enrico e Matheus em campo. Concordo com você novamente: Pará, Benítez, Magno e Paulinho jogam muito mais bola do que muitos que tem entrado. O único problema do Vasco ultimamente é um senhor chamado Carlos Leite, que manda e desmanda no clube. Eu tenho contatos de pessoas que vivem o dia a dia do clube - principalmente da base - que me confirmam que só joga quem é ligado ao empresário. O próprio Souza só virou titular depois que seu empresário acerto com o Carlos Leite. Não que o Souza não merecesse ser titular, muito pelo contrário, o problema é que deixam de lado os jogadores que interessam ao empresário só para força-los a assinar com ele. E os que já estão de contrato firmado tem que jogar - caso do Ernani, Matheus e Enrico.

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/