quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Coluna do Portuga - "Canariando!"

Por André Schmidt

São raros os momentos em que separo um espaço para tratar de um assunto aqui que não seja o Vasco. E isto muito se deve à falta de inspiração que a Seleção Brasileira me transmite. Pode estar em uma fase boa, classificado para a Copa, ter ganho da Argentina e tudo o mais, mas a mim continua sem convencer. Vencer as Eliminatórias e se classificar para o Mundial é como vencer o Campeonato Carioca e achar que vai arrebentar no Brasileiro. Mesmo com um futebol bem jogado e bons jogadores, ainda falta identificação com a torcida e isso só acontece quando um ídolo do seu time está em campo, o que é cada vez mais raro. Enquanto for mantida a idéia que para ser convocado tem que estar jogando fora do Brasil, o nosso futebol no país será cada vez mais fraco e nossa Amarelinha cada vez mais representada por jogadores com sotaques espanhol, italiano e português, ao invés de mineiro, carioca, paulista e nordestino.
Pois bem, relatada a minha opinião sobre a Seleção, falemos de coisas boas. O que falta para o Nilmar ser titular? Fazer chover? Nem isso, ontem até isso ele fez! Que jogador fantástico! Fez três dos quatro gols e ainda roubou a bola para que Júlio Baptista marcasse o dele. Dribla, corre, chuta e cabeceia com extrema precisão! É uma pena estes jogadores só se firmarem entre os convocados após estarem negociados com a Europa ou em fase de negociação. Foi assim com Ramirez, Thiago Silva, André Santos... Caso contrário aconeteceu com Hernanes, do São Paulo, que se recusou à deixar o clube aguardando uma proposta melhor e acabou perdendo espaço. A Seleção se tornou uma forma de inflacionar o passe dos atletas e só. Só entra na lista quem estiver muito bem no Brasil e com o mercado aberto na Europa, o resto da equipe é completada por medalhões como Kaká, Júlio César, Maicon e Robinho, até porque para valorizar tem que ganhar. É triste, mas é verdade...
E a Argentina de Dom Diego "opulento" Maradonna? É, parece que o "treinador" não consegue mesmo largar o vício... A Argentina está muito perto de virar pó!

Imagem: GloboEsporte.com

Um comentário:

  1. Vamos falar da Canarinho então!

    Concordo com vc André! A seleção não empolga mesmo com os ótimos resultados. Vc até fica satisfeito, mas, não é aquela coisa que te deixa rindo à toa.

    Por mais q andem dizendo que o grupo tá fechado, acho q tá longe disso. Acho que hoje, estão na Copa:

    Júlio César, Maicon, Daniel Alves, Lúcio, Juan, Luisão, Gilberto Silva, Felipe Mello, Elano, Josué, Kaká, Robinho e Luís Fabiano.

    Faltam então 10 vagas. As duas de goleiros, com mais dúvida na de 2º (Doni ou Gomes) do que na de 3º (deve ser o Victor msm). Uma na zaga (Thiago Silva, Miranda ou Alex), as duas de lateral-esquerdo, uma de volante, duas de meia e duas no ataque.

    Tá na hora dos testes!

    Eu queria ver o time titular com Nilmar e Luís Fabiano na frente. Acho tbm q a formação com o Daniel Alves no meio funcionou, mas, deixou o lado-esquerdo mto capenga...nesse sentido a presença do Robinho é uma boa.

    A seleção está bem encaminha, resta manter o foco e a disposição até o fim da Copa.

    Qto a Argentina, olhei a tabela e creio q ela se classificará na repescagem msm. Aí enfrenta Honduras ou Trinidad e Tobago. Moleza! Eu acho! Hehe

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/