domingo, 16 de agosto de 2009

Entrevista exclusiva com o volante Paulinho

Por André Schmidt

Revelado pelo Grêmio no ano passado, Paulinho chegou ao Vasco no início de 2009 como uma das grandes promessas. Trazido por Rodrigo Caetano, ainda não teve muitas oportunidades no time titular. Nas poucas que teve, atuou como lateral direito e não como volante.
Confira a entrevista exclusiva concedida pelo jogador ao Blog Boteco do Portuga:

AS - Paulinho, como foi a sua adaptação ao Rio de Janeiro e ao Vasco?O fato de o elenco contar com diversos jovens, como você, o ajudou?
P - Minha adaptação ao Rio foi muito boa, é uma cidade maravilhosa e muito diferente do que é exposto para o resto do Brasil! Foi muito fácil me adaptar por aqui!Em relação ao elenco acho que a média de idade ajudou sim, pois muitos dos jovens que estão ali eu já havia jogado contra, então de certa forma eu conhecia. Fora isso, o elenco do Vasco é muito bom, em todos os sentidos, tanto os jovens quanto os jogadores mais experientes são espetaculares! Essa palavra define bem: ESPETACULAR!!

AS - Mesmo você tendo sido o capitão do título Brasileiro sub-20 do Grêmio, o clube optou por não renovar o seu contrato. Você guarda alguma mágoa da diretoria?
P - Na verdade, a opção de não ficar no Grêmio foi minha. E quando digo minha sou eu, minha família e meus empresários que são como se fossem da família!Depois do Brasileiro subi para o profissional, fiz toda pré-temporada e o Celso Roth me chamou e disse pra eu voltar para os juniores, que então ele iria me chamar mais vezes. Não achamos a situação boa pra mim e resolvemos sair, ainda mais depois de um ótimo Brasileiro sub-20 q fiz. Estudamos algumas propostas e achamos muito bom vir para o Vasco, onde o projeto era e é muito bom. Em relação ao Grêmio, não tenho mágoa não. O que eu sempre falo é que pelo que fiz nos juniores, acho que merecia uma chance sim. Mas futebol a gente sabe como é, e hoje estou no Vasco buscando meu espaço e muito feliz!

AS - O Rodrigo Caetano - que trabalhou com você no Sul - foi peça fundamental para você vir para o Vasco. Como você avalia esse trabalho feito por ele e a relação dele com os jogadores, já que ele também já esteve nas quatro linhas. Ele conversa muito com vocês?
P - Realmente o Rodrigo já me conhecer ajudou a minha vinda pro Vasco, mas também o bom desempenho que tive no Brasileiro foi um fator decisivo.O Rodrigo faz um trabalho muito bom, ele esta dando uma cara nova para o Vasco.Ele procura estar em contato com os jogadores sempre conversando sim, pois ele já foi jogador e sabe como funcionam as coisas.

AS - Mesmo sendo volante, Dorival Júnior o lançou como lateral em algumas partidas. Você se sente à vontade atuando nesta posição?
P - Me sinto à vontade em estar ajudando o Vasco e a todo o grupo, independente da posição que eu jogar. Claro que jogar de volante é minha preferência e onde me sinto muito bem, mas estou disposto a ajudar o Vasco e vou jogar onde for preciso.

AS - A posição de volante há muito tempo tem sido uma dor de cabeça em São Januário, mas este ano não faltam opções - você, Amaral, Nilton, Souza e Matheus. O que você acha que falta para você ganhar mais espaço no time?
P - Concordo que a posição esta muito bem servida. Minha meta no Vasco é ir buscando meu espaço aos poucos, pois estou disputando vaga com caras experientes como Nilton, Amaral e Matheus, fora o Souza que é uma grande revelação da base, então tenho que ir aos poucos ganhando meu espaço, para na hora certa estar pronto pra ser titular.

AS - Desde que você chegou ao clube, sempre foi visto como uma grande promessa tanto pela comissão técnica quanto pela torcida. Como tem sido receber esse apoio e esse carinho em tanto pouco tempo de carreira e de clube?
P - Para mim é muito bom isso tudo, mas sei da responsabilidade que é vestir essa camisa e ter o apoio de todos. Fico muito feliz com tudo isso e espero retribuir à altura. Espero me firmar cada dia mais e mostrar minha garra e força para todos.

AS - Tem algum jogador - ou ex-jogador - em que você se espelhe? Se fossemos comparar o seu futebol com o de algum outro atleta, quem seria este jogador?
P - Tem um jogador que admiro sim. O Lucas, do Liverpool, é um grande volante e com características muito modernas. Quanto ao meu futebol, acho que é difícil comparar meu futebol com o de outro jogador, deixo isso pra outras pessoas (risadas).

AS - Você tem contrato com o Vasco até quando? Pretende ficar ainda mais tempo no clube?
P - Meu contrato com o Vasco vai ate final deste ano, estou aqui por empréstimo e o Vasco tem opção de compra. Pretendo ficar e ajudar o Vasco a chegar onde ele merece, brigando por grandes títulos no cenário nacional e internacional.

AS - Os jovens estão saindo do Brasil cada vez mais cedo. Você acha isso uma boa ou prefere consolidar a sua carreira primeiro no país?
P - Acho que existem várias maneiras de olhar essa situação. Uma é a visão do atleta, pois qualquer pessoa em qualquer profissão está em busca de uma independência financeira, e no futebol não é diferente e o futebol europeu proporciona isso muito rápido para o atleta. Para o clube também é bom, pois precisa fazer caixa. Acho que é uma tendência no futebol brasileiro, pois todos sabem da "matéria-prima" que temos aqui e querem levá-los o quanto antes. Mas acho que todos - como eu também - preferem consolidar uma carreira aqui no Brasil para então ir à Europa ou outros centros.

AS - Mande um recado para a torcida vascaína!
P - A torcida vascaína pode esperar muita raça, muita luta e, acima de tudo, superação! E falo em nome de todos que estão dentro deste projeto para a volta a série A. A torcida tem que lotar o estádio e dar seu apoio que o time vai responder com vitórias e resultados positivos. Abraço à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/