quarta-feira, 8 de julho de 2009

Coluna do Portuga - "E quando ele voltar?"

Por André Schmidt

O que era nosso pesadelo ano passado, neste é a nossa salvação. Desde o início do ano nossos zagueiros vem nos surpreendendo e fazendo partidas excelentes - com exceção de Leonardo, que já se despediu da Colina. Aí vieram as contusões de Fernando e Titi, e o pavor que começava a bater na torcida logo desaparaceu após as boas atuações de Vilson - que havia feito duas temporadas horrorosas anteriormente - e Gian - até então uma incógnita. Mas Fernando, o grande xerifão vascaíno, está prestes a voltar e Vilson ocupa o seu lugar... O que fazer? Manter a defesa como está? Testar um dos dois na esquerda? Ou jogar com três zagueiro? Aos meus olhos, a última opção seria a mais correta, com o camisa 4 jogando como se fosse um líbero, ou até mesmo primeiro volante - posição que já ocupou em sua passagem pela Alemanha. O time não ficará defensivo em razão disso, até porque outras alterações na equipe terão de ser feitas. Por exemplo: com Vilson, Fernando e Titi - ou Gian - na zaga, Ramón pode jogar mais como um meia do que como lateral. Não será mais necessário um "cão de guarda" na entrada da área - função exercida por Amaral -, e o meio poderá ser formados por jogadores com poder de marcação, porém, com um melhor toque de bola, casos de Matheus, Souza e Nílton. Até mesmo uma formação no 3-4-3 pode ser testada quando todos os atletas estiverem a disposição - além de Fernando, Aloísio, Adriano e Pimpão ainda não podem jogar. Uma boa opção, na minha opinião, seria uma formação com: Fernando Prass, Vilson, Fernando e Titi; Nílton - ajudando na saída de bola -, Ramón fazendo uma espécie de ala pela esquerda, Matheus exercendo a mesma função do lado oposto e Carlos Alberto mais centralizado, armando as jogadas. O ataque seria formado por Pimpão, Robinho e Aloísio, com o centroavante atuando em cima do último homem de defesa adversário e os outros dois "pontas" com a obrigação de marcar a saída dos laterais e armar as jogadas junto com o nosso capita. Fiz um esquema para vocês entenderem melhor a minha idéia de equipe.

Deixe aqui a sua opinião sobre o seu time ideal!

9 comentários:

  1. Essa é impossível de não comentar...

    Acho que Fernando tem que ser titular sim, mas, acredito que ele ainda precise de um bom tempo de banco, afinal ele já é lento, com todo esse tempo parado então, não dá pra contar com ele.

    Quando ele voltar, eu sacaria ou o Vílson ou o Titi. Acho que dá para levar com dois zagueiros. Não gosto do Amaral, mas, ele merece crédito pelo papel que vem exercendo.

    Na lateral a mexida é realmente necessária, mas, eu apostaria no Fágner, que teve poucas chances.

    No mais eu retomaria a base que deu certo no Carioca, com alguns reforços:

    Fernando Prass; Fágner, Titi (ou Vílson), Fernando e Ramón; Amaral, Nílton, Jéferson e Carlos Alberto; Pimpão e Aloísio.

    No banco ainda teríamos: Tiago, Paulo Sérgio, Titi ou Vílson, Ernani, Mateus, Alex Teixeira, Robinho, Élton e Alan Kardec.

    E se puder ir mais além, acho que o Vasco precisa urgentemente contratar um reserva pro Amaral e um pro Carlos Alberto.

    E chega de atacantes! São oito no elenco!

    ResponderExcluir
  2. O Amaral não tem banco, tem um titular em formação que é o Paulinho. Excelente marcador e muito melhor distribuidor de jogo... O Amaral teve sorte de fazer um bom início de Carioca, senão o Paulinho já teria levado a vaga dele... O problema é que o Fernando joga no lugar do Vilson, que tem sido um dos melhores do time na minha opinião. Os dois juntos não dá certo, já vimos isso ano passado... dois destros não dá! Sei que vai dá discórda essa coluna mas continuo apostando no 3-4-3. Muito melhor... Mais veloz o ataque, mais consistente a defesa, mais opções com o time se movendo em bloco... Pelo menos é a minha idéia...
    Abração Bruno!

    ResponderExcluir
  3. Qualquer coisa menos o Vilson pela esquerda.

    Já vimos esse filme de horror algumas vezes.

    Particularmente acho o Fernando mais lento que o Odvan, ele fez sim um grande carioca, mas isso não apaga uma carreira apagada como a dele. hehehehe. desculpem o trocadilho.

    Mexer na zaga para três zagueiros pode complicar a única coisa que tá dando certo.

    Melhor esperar o ataque voltar a fazer gols para testar essa alternativa.

    ResponderExcluir
  4. minha opiniao é meio de campo e ataque.. robinho ta jogando facil e aloisio te vaga certa no lugar do elton(um merda por sinal).. esquema de tres atacantes interessante sim com pimpao tb, mas acho que melhor seria um 4-3-3.. expor demais a zaga e confiar no fernando complica.. o passado condena, jogou um bolao no caroca inegavel, mas nao inspira confiança.. saudaçoes vascainas

    ResponderExcluir
  5. Eu tentaria uma formãção no 3-5-2,c/ Fernando Prass;Vilson,Fernando e Titi;Fagner,Souza,Matheus,Ramon e Alex Teixeira(Jeferson);Carlos Alberto e Aloisio.
    Logico q todos em seu melhor momento...

    ResponderExcluir
  6. Boa André!

    Otima lembrança!

    Realmente o Fernando já está voltando e com ele a indefinição da zaga vascaína. Por falar nela para mim não existe titular, pois que está jogando tem correspondindo.

    Achei sua formação bastante interessante, pois vi o Mateus na direita, posição essa que ele já atuou em algumas oportunidades nos juniores. Mas acho dificil o Dorival optar, pois o Amaral para mim é o homem de confiança dele.

    Meu time seria: PRASS, FAGNER, VILSON, TITI E RAMON; AMARAL, SOUZA OU NILTON (O DO INICIO DO ANO)E CARLOS ALBERTO; PIMPAO, ROBINHO E ALOISIO OU ELTON

    ResponderExcluir
  7. O melhor de tudo em sua formação foi que você barrou o Amaral! Qualquer formação sem ele é válida.

    ResponderExcluir
  8. Acho uma boa formação...
    Acho que daria certo... Fernandão tem que ser titular.
    Não sei porque, mas ainda não confio no Vilson...

    Mas aqui...
    Tu acha que o Dorival tira o Amaral do time? Duvido!

    Só se ele machucar e outro entrar muito bem, tal como aconteceu com o Tiago.


    Só sei de uma coisa... Sábado estaremos lá!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Minha escalação:

    Prass
    Paulo Sergio (depois de melhorar tecnicamente)
    Fernando (tem que ta voando em campo)
    Titi
    Ramon
    Amaral ( por enquanto é muito importante no esquema tatico)
    Nilton ( = Paulo sergio)
    Jeferson
    Carlos Alberto ( com mordaça)
    Eçton
    Aloisio

    Seremos campeões.....
    Érico

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/