segunda-feira, 20 de julho de 2009

Coluna do Portuga - "E Eurico chorou..."

Eurico Miranda (sim, é ele) e Dinamite juntos em São Januário

Por André Schmidt


Começo essa postagem já sabendo que serei pisoteado impiedosamente por vocês, possivelmente perderei até alguns leitores. Mas antes de mais nada gostaria que soubessem que não gosto de me envolver em questões políticas do clube por um simples montivo: onde houver dinheiro, sempre haverá interesse e acabaremos num ciclo vicioso de acusações que não levaram a nada. Só peço que leiam com atenção antes de me criticar e entendam o que quero dizer com o texto.
Acabei de assistir a entrevista de Eurico Miranda concedida ao respeitado jornalista Sílvio Luiz, do BandSports. Um Eurico bem diferente do que estávamos acostumados a ver. Sem aquele rosto sisudo de outrora, com uma feição mais "humana" e pacional. Não sou nenhum menino, assim como também não sou nenhum senhor de idade, mas sei identificar um choro sincero. E Eurico chorou. Contou "causos", riu e, novamente, chorou... Não um choro copioso de quem quer se redimir e, muito menos, que sintam pena. Um choro de quem realmente amava - e ama - o que fazia. Sem dúvida falhou - e como falhou -, mas o seu maior erro foi defender o Vasco a qualquer custo e acabar batendo de frente com muitos poderosos.
O mandato de Eurico acabou no dia da primeira partida sob o seu comando. Lembra qual foi? Vasco x São Caetano, jogo final no Maracanã, transmissão da Globo, mobilização nacional em razão da queda do alambrado na partida anterios, logo do SBT no peito... Com menos de um mês a caveira estava feita.
Perco - não é o verbo certo, mas vamos lá - minhas noites pesquisando, estudando e escrevendo sobre a história de nosso amado Vasco e nunca deixei de expressar, aos amigos vascaínos, que tenho sim uma admiração por Eurico Miranda. Assim como admiro qualquer pessoa que dedique mais de 40 anos de sua vida à uma instituição, empresa, ou qualquer outra coisa. Não estou dizendo que erros não foram cometidos e que muita coisa "obscura" aconteceu em sua gestão, e muito menos tentando justifica-las. Mas há uma falha na linha do tempo quando a torcida cruzmaltina lembra de Eurico apenas pelos oito anos de mandato, a final os outros 33 verões não contam?
No bate-papo informal com o jornalista, Eurico falou entre outras coisas, sobre a Lei Pelé - que comeu R$ 53 milhões dos cofres vascaínos -, Olímpiadas, Copa do Mundo e os tempos em que o futebol era para os apaixonados. Uma época em que as coisas eram feitas por "amadores" mas que sabiam o que era melhor para o seu clube. Onde pseudos intelectuais não defendiam a profissionalização - palavra cada vez na moda -, defendendo interesses obscuros de empresários.
É fácil bater em alguém quando os mais fortes o seguram, quando toda imprensa - a cabeça "pensante" da sociedade - apoia o linchamento público.
Lembro-me muito bem da partida entre Vasco e River Plate pela Mercosul de 2000. Eu estava em São Januário neste dia. Latas começaram a ser arremessadas no gramado em direção ao bandeirinha que havia marcado um impedimento, no mínimo, duvidoso contra o Vasco. Tamanha era a indignação da torcida que as vibrações maiores da arquibancada vinham quando os objetos quase acertavam o seu alvo. A polícia subiu as arquibancadas e o tumulto começou. Partida interrompida. Eis que surge com um guarda-sol - chuvia naquela noite e uma simples sombrinha não cobriria aquela voluptuosa barriga - o então vice-presidente de futebol, Eurico Miranda. Enquanto os torcedores tentavam fugir dos cacetetes dos PM's, gritavam o nome do dirigente. Com um simples gesto de mão, o cartola ordenou que todos os policiais se retirassem do setor das arquibancadas e até mesmo dos arredores, para delírio dos 30 mil cruzmaltinos que acompanhavam a jornada. Menos de três meses depois ele passaria de herói e vilão, mesmo com todos os títulos conquistados naquela temporada.
Repito, não defendo certas atitudes e não entro em méritos políticos, até porque dinheiro escoa em qualquer instituição, empresa, igreja, mercearia, e até mesmo na sua casa. Ou alguém acha que Carlos Leite fez doações ao Vasco? Ele investiu para perder? Duvido muito... Infelizmente o mundo é assim, e o Brasil é o berço dele... Muitos cortes são feitos e sangue sempre jorra para muitos. Uma verdadeira hemorragia de dinheiro e não a como controlar. É como diz aquela famosa frase: "Se quer rir, tem que fazer rir". E assim o mundo gira.
Para terminar digo novamente. Não sou a favor da volta de Eurico e muito menos da saída de Dinamite. Só não podemos condenar e jogar no lixo a história de uma pessoa que chegou ao clube com 23 anos - minha idade agora - para ser diretor de cadastro (?) e saiu aos 64 anos como presidente. Chegou em 1967, a maioria de nós nem éramos nascidos e ele já vivia pelo Vasco. Não precisamos canoniza-lo, apenas respeitemos. Quem tiver a oportunidade de assistir a entrevista, assista...

6 comentários:

  1. A coragem só engrandece um blogueiro.

    Te respeito ainda mais, agora pela coragem.

    ResponderExcluir
  2. tirando a parte que ele falou que o Vasco estava em perfeitas condições financeiras quando acabou o mandato, até que o Eurico falou muitas verdades. Me surpreendeu a entrevista.

    abraço.

    ResponderExcluir
  3. André,

    eu concordo com boa parte do que você disse. Mas, infelizmente, este senhor se valeu do Vasco para enriquecer ilicitamente. Há uma reportagem na revista "Piauí" na qual mostra que o clube não foi o único lugar no qual ele deu desfalques - até como síndico de prédio ele fez isto!

    Sim, ele peitou muita gente em nome do Vasco da Gama, montou verdadeiros esquadrões na época em que era vice-presidente do clube, elevou o time ao nível internacional. Mas, uma hora, todo o ônus viria a acontecer, e iria sobrar pro Vasco. Como sobrou, e estamos sofrendo agora.

    A Globo asfixiou o Vasco após o incidente em São Januário - no qual a emissora agiu de MÁ VONTADE - e aí degringolou pro que vemos hoje em campo. Estou falando isto sem conotação política, é só o que eu acho. Perdoem os vascaínos que saibam ou acham que sabem mais do que eu. É só a modesta opinião de um torcedor de 25 anos.

    Abraços, André, valeu pelo texto. Sabe quando vai passar de novo?

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir
  4. Valeu Canizio,João e Vinícius! Tava aqui só aguardando as porradas mas por enquanto vou me safando hehehe
    Po Vinícius, não sei quando passará novamente mas se bobear já tem no YouTube... o nome do programa é "Está valendo!", do Silvio luiz no BandSports. Se eu ficar sabendo de algo aviso vocês por aqui!
    Canizio, valeu mesmo pelos elogios irmão!
    João, bora descer dia 28??
    SV!

    ResponderExcluir
  5. O problema foi a arrogãncia no final de achar que estava acima de tudo e de todos, não pode ser assim. O nosso VASCO não era dele, e não é de ninguém, e sim de todos os vascaínos desse mundo afora. Com respeito a opiniões de todos.
    Ass:
    Érico.

    ResponderExcluir
  6. Érico,

    eu concordo com você. E faço minhas as palavras de um amigo vascaíno: "quando ele contratou Dario Lourenço para ser treinador, já dava pra ver que ele estava caducando". Nos últimos tempos, só abria a boca pra dizer bravata.

    André,

    vou procurar no You Tube.

    Abraços,

    Vinícius Faustini

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/