sexta-feira, 17 de julho de 2009

Baú do Portuga: há 87 anos, Camisas Negras conquistavam o seu primeiro título

Time base de 23, um ano após a primeira conquista
Em pé: Nicolino, Lingote, Nélson, Leitão, Artur e Bolão -
Agachados: Paschoal, Tortelloni, Arlindo, Ceci e Negrito

Por André Schmidt


"Camisas Negras que eu guardo na memória, glória, luta e vitória. Esta é a minha história!".
Há 87 anos, o Vasco conquistava o seu primeiro título no futebol: a Taça Constantino, ou melhor, a Série B do Campeonato Carioca. Alí começou a história e a luta em prol dos negros e operários. Com uma sonora goleada na última partida e tendo vencido todos os módulos da competição, o Vasco conseguiu o acesso a primeira divisão, mas não seria tão simples assim. O título da "Segundona" só, não bastava para que a equipe disputasse o torneio do ano seguinte entre os "clubes de elite", formados por jovens de classe média alta - brancos. O time da Colina ainda teve que enfrentar o São Cristovão, último da Série A, para confirmar a sua subida. A partida terminou empatada e os dois ganharam a oportunidade de jogar o campeonato principal no ano seguinte. Após muita luta dentro de campo, outros impecílhos foram postos à nossa frente, porém, transponidas numa das lutas mais bonitas da história do esporte mundial. O clube quase foi impedido de entrar em campo com os negros e pobres que formavam a equipe, mas se indignou - uma das poucas liberdades que ainda nos resta, a de se indignar - e em um documento entregue a AMEA em 24 - documento este que ficou conhecido como a Resposta Histórica - se mostrou contrário a represália aos seus atletas e comunicou que preferia não jogar a expulsar os 12 negros, mulatos, nordestinos e pobres de seu elenco. Após muita luta, manteve o clube na competição e seus jogadores em campo. Imortalizando na história do clube, e do esporte em geral, o orgulho de ser um "Camisa Negra".

VASCO 8X3 CARIOCA
Data: 17/07/1922
Campeonato Carioca - 2ª Divisão
Estádio: Rua Morais e Silva
Gols: Claudionor (4), Cardoso Pires (2), Torterolli e Paschoal

Vasco - Nélson, Mingote e Leitão; Nolasco, Bráulio e Artur; Paschoal, Cardoso Pires, Torterolli, Claudionor e Negrito.Técnico: Ramon Platero.

Um comentário:

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/