terça-feira, 2 de setembro de 2008

Jogador do dia - Geovani


Por André Schmidt

O capixaba Geovani apareceu para o mundo do futebol ainda muito jovem, com apenas 18 anos de idade saiu da Desportiva-ES e foi brilhar no gramado de São Januário. O "Pequeno Principe", como ficou conhecido no Vasco, chegou ao clube em 82, numa equipe que contava com Ernani, Roberto Dinamite,Rondinelli e Pedrinho Gaúcho. Em sua terceira partida já conseguira o seu primeiro gol com a camisa cruzmaltina, e sua estréia como titular ocorreu já em seu quinto jogo. Nascia ali um dos maiores craques vascaínos de todos os tempos. Em 88, ao lado de Romário, foi o grande nome da seleção brasileira na Olimpíadas, mas nem a habilidade desses dois baixinhos conseguiram fazer com que o Brasil trouxesse a tão sonhada medalha de ouro no futebol - até hoje não conquistada. No mesmo ano,logo após os jogos olímpicos, foi negociado com o Bologna,da Itália,onde disputou duas temporadas. Em seguida rumou para a Alemanha, mais precisamente para o Karlshurer, onde ficou até retornar ao Vasco, em 92. Conquistou os Cariocas de 92 e 93 e foi negociado novamente em 94, desta vez com o Cruz Azul, do México. Voltou a vestir o manto vascaíno em 95, desta vez por apenas mais uma temporada. Como diz o velho ditado "-O bom filho a casa torna.", Geovani voltou à sua terra natal - Espirito Santo - e encerrou a sua carreira jogando pelos clubes do estado. O ex-jogador que hoje sofre de uma doença chamada polineuropatia - e faz com que tenha que usar uma bengala para andar - está se recuperando da enfermidade lentamente e espera que em breve volte a ter os movimentos perfeitos das pernas. Pernas estas que muitas alegrias deram à torcida vascaína, e pés que foram imortalizados em julho deste ano na calçada da fama do Maracanã.
Confira a ficha dos jogos de estréia e do primeiro gol de Geovani com a camisa do Vasco:

1 - Jogo de estréia de Geovani com a camisa do Vasco:
Vasco Da Gama 1 x 2 Bangu (RJ)
Data - 15/08/1982
Campeonato Estadual
Local : Estádio Do Maracanã (Rio De Janeiro - RJ)
Arbitro : Wilson Carlos Dos Santos Público : 29.349
Gols : Rubens Feijão (Bangu 28/1ºT), Arthurzinho (Bangu 38/1ºT) e Pedrinho (Vasco 42/2ºT)

Vasco - Mazarópi, Rosemiro, Rondinelli, Celso, Pedrinho, Serginho, Ernâni, Dudu, Pedrinho Gaúcho, Roberto Dinamite e Renato Sá (Geovani) Técnico : Antônio Lopes
Bangu - Tião, Índio, Moisés, Tecão, Marco Antônio, Mococa, Arthurzinho, Rubens Feijão (Márcio), Dreyfuss, Vagner e Vilmar (Marcelo) Técnico : João Francisco

2 - Primeiro gol de Geovani com a camisa do Vasco:
Vasco Da Gama 3 x 1 Americano De Campos (RJ)
Data: 28/08/1982
Campeonato Estadual
Local : Estádio De São Januário (Rio De Janeiro - RJ)
Arbitro : José Roberto Wright
Público : 10.301
Gols : Rosemiro (Vasco 5/1ºT), Chico Explosão (Americano 39/1ºT), Pedrinho (Vasco 18/2ºT) e Geovani (Vasco 29/2ºT)

Vasco - Mazarópi, Galvão, Rondinelli, Celso, Pedrinho, Serginho (Geovani), Ernâni, Dudu, Rosemiro, Roberto Dinamite e Marquinho Técnico : Antônio Lopes
Americano De Campos - Amauri, Totonho, Orlando Fumaça, Oliveira, César, Luisinho Rangel, Índio, Miguel Amaral (Nélson), Jorge Luís (Carlos Roberto), Chico Explosão e Sérgio Pedro Técnico :

Ficha do Craque
Geovani Silva
apoiador, 06/04/1964, Vitória-ES

Pelo Vasco
1982 - 17 jogos e 3 gols
1983 - 31 jogos e 3 gols
1984 - 46 jogos e 11 gols
1985 - 46 jogos e 3 gols
1986 - 50 jogos e 3 gols
1987 - 57 jogos e 5 gols
1988 - 47 jogos e 13 gols
1989 - 13 jogos e 0 gols
1991 - 13 jogos e 0 gols
1992 - 18 jogos e 0 gols
1993 - 46 jogos e 8 gols
1995 - 24 jogos e 0 gols
Total - 408 jogos e 49 gols

Foto - Album Campeonato Brasileiro 93 - PANINI

3 comentários:

  1. Uma palavra basta para qualificar esse jogador: CRAQUE!

    Além dos fantásticos lançamentos que parece que "colocava com as mãos" para os atacantes, ficou célebre também pela maneira como batia pênaltis, sempre deslocando o goleiro, ou na popular gíria do boleiro, "com o goleiro ficando fora da foto".

    É inesquecível também o gol que marcou contra o Flamengo, no Maracanã, encobrindo o badalado goleiro da seleção Argentina, Ubaldo Fillol, que sempre jogava adiantado.

    Uma correção: O Geovani retornou ao Vasco em 1991, antes de uma partida em São Januário, e foi apresentado junto ao ponta-direita Mauricinho, que também estava sendo repatriado, retornando depois uma temporada no Louletano de Portugal.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente um dos maiores jogadores do futebol mundial pela sua habilidade, genialidade e qualidade nos lançamentos de média e longa distância e que não goza do prestígio dessa mídia fabricante de "falsos craques". Era o tipo de jogador que me fazia sair de casa só pelo grande prazer de vê-lo jogar,tamanha a facilidade como batia na bola, seja batendo falta, cobrando penalti, chapelando algúem, canetando outro... ou seja, um craque na concepção da palavra. SAUDADAÇÕES VASCAÍNAS, VASCÃO BI-CAMPEÃO MUNDIAL!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns GEOVANI, um dos maiores jogadores da História do futebol mundial, campeão SUL AMERICANO e MUNDIAL pela Seleção em 1983 e só foi Medalha de Prata em 88 nos Jogos Olímpicos porque ficou fora da final contra a Rússia depois de arrebentar contra a Alemanha e a sua freguesa Argentina. Foi eleito o melhor jogador da Olímpiada de 88 e um dos melhores do mundo naquela temporada. Parabéns ao ETERNO CRAQUE e PRÍNCIPE DA COLINA!
    VASCO BI CAMPEÃO MUNDIAL 53-57 e CAMPEÃO MUNDIAL FUTEBOL DE AREIA FIFA 2011!!!

    ResponderExcluir

Amigos, é importante para nós a sua opinião e o seu comentário para que possamos trazer sempre o melhor para a torcida vascaína! Saudações vascaínas! /+/